Momentos Mágicos – dia 5 de maio de 2018

“A vida tem uma sequencia estranha. Começa com a perspectiva de compreensão de tudo. Logo depois tudo acontece num clima que vai apagando a convicção anterior. ” (ROSEMBAUN, P.361)

Minha reflexão de hoje é sobre a desconstrução do conhecimento que avança rapidamente em meu universo de observação.

Estranho as pessoas que tem opiniões e respostas para tudo: nosso mundo não lhes confere essa sapiência.

Apesar de nos vermos como criaturas portadoras de um cérebro superior, tenho aprendido muito com os animais, assim como com as manifestações mais simples da natureza.

Após uma semana de chuva e sol, o dia de hoje me traz o sabor da inércia.

De dentro de casa, observo a janela e não consigo perceber o vento. As plantas não se mexem. É como se o mundo parasse e tudo se congelasse.

A vista se confunde com uma imagem estática, uma fotografia.

Um acidente fez cessar a iluminação pública em um trecho de rua pela qual passo – a inércia é agora acompanhada pela ausência de luz.

Não existe silêncio, pois, pássaros emitem seus silvos e povoam o universo audível, dando testemunho de que existe vida.

Essas alternâncias naturais me ensinam que o universo está em constante movimento e que cada momento é único.

Não posso, portanto, ter certeza de nada, mas, posso me maravilhar com todos os momentos mágicos que presencio diariamente. Esses momentos mostram-me minha enorme ignorância e me tornam mais humilde.

A humildade é o primeiro passo no longo caminho pela sabedoria.

  

Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.