Momentos Mágicos – dia 16 de maio de 2018


'Ainda hoje estarás comigo no Paraíso' –Lucas 23,43

Hoje é aniversário de uma ativista comunitária que conheci em Campinas/SP. “Dna. Helê”, como é conhecida, tornou-se uma amiga minha.

Eu a cumprimentei pelo seu aniversário e ele me respondeu, entre outras coisas, que “(…) estou preservando um olhar pra frente, na perspectiva de o ontem ser a solidez do amanhã.”

Esse contato com minha amiga Helê, me trouxe o momento mágico de reflexão de hoje.
O sentido da vida. Quanta discussão existe sobre esse tema. Respostas: muitas - nenhuma conclusiva. Seria essa resposta diferente para cada pessoa?

Helê coloca a questão do tempo. O tempo que parece longo na juventude e que nos assusta com a chegada dos anos na idade adulta. Quando diz que preserva um olhar pra frente, ela coloca a visão de um futuro ameaçador, mas, alicerça-se no passado, como fonte de sustentação.

Acabo de ler um livro em que o autor coloca que, se nos dirigimos para a eternidade e a forma como ela se apresentará dependerá de nossas atitudes em vida, então, o sentido da vida é viver a vida e aprender.

Pensei na comparação com um estudante, que deseja entrar numa universidade. Esse estudante terá que se preparar, graduar-se no segundo grau, passar no exame do ENEM com boa nota de avaliação.
Alguns alcançarão esse resultado em pouco tempo, outros levarão mais tempo. Alguns deixarão os estudos por irresponsabilidade ou necessidade, retornando posteriormente para retomar seu objetivo. Existem jovens, adultos e até idosos ingressando nas universidades. Não importa o tempo que levaram: ao alcançarem o ingresso na universidade, todos se igualam no conhecimento.

Assim seria a vida: lutamos, erramos, sofremos, caímos, nos levantamos. O que importa é alcançarmos o nível que nos habilite a entrar para a eternidade.

Isso pode ocorrer no ocaso da vida. Jesus perdoou um dos ladrões que foram crucificados ao seu lado e avisou: “ainda hoje estarás comigo no Paraíso”. Não importou o passado, mas a questão do arrependimento sábio, apesar de tardio, que demonstra que aquele ladrão chegou ao nível esperado para a eternidade.

Se for assim, podemos ser mais leves com nossas auto-exigências. Não importa o que sou, mas o que aprendo. Aqui é o campo de testes, e que de fato merece nossa maior atenção.


Helê


Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.