Momentos Mágicos – dia 3 de maio de 2018

O dia de ontem trouxe fortes chuvas e alagamentos em Joinville.

A cidade teve parte do centro alagada. Em minhas visitas, o barro molhado tingiu meus sapatos e o carro da empresa.

Apesar do ocorrido, o dia de hoje revela a capacidade de Joinville em enfrentar um problema antigo e intermitente: alagamentos, ruas não pavimentadas que se tornam intransitáveis.

A população encara essas situações com uma conduta impassível. Para quem vier de fora, não restarão sinais de um dia anterior de alagamentos.

Essa apatia me remete a algumas conclusões pessoais: a população estaria descrente do poder público ao ponto de se adaptar a esses alagamentos?

A cidade aparenta ressaca, mas o sol aparece à tarde, um momento mágico que parece selar um acordo da natureza com os moradores dessa cidade. Tudo retorna a uma normalidade cínica, ainda que bela.

Incluo-me nessa apatia e sigo para casa no final da tarde sem saber se amanhã as chuvas retornarão, se o centro será alagado e se o barro molhado nas ruas permanecerá tingindo a todos os carros e sapatos dos moradores que, como eu, saem do asfalto em sua jornada diária.





Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.