Momentos Mágicos – dia 19 de maio de 2018

A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro. (Albert Einstein)


Num dia 19 de maio do ano de 1905, Albert Einstein publicava a sua Teoria da Relatividade Restrita, complementada posteriormente pela Teoria da Relatividade Geral, dez anos depois.

De forma simplificada, Einstein argumenta que o tempo e o espaço são conceitos relativos e dependem do ponto de vista do observador.

A partir de então, a ciência teve que ser revista e os cientistas perceberam quão distantes estão do conhecimento sobre o universo e suas leis.

O dia de hoje foi de trabalho voluntário e presenciei situações contraditórias ocorrendo simultaneamente, em locais próximos geograficamente, mas, distantes em suas condições sociais.

Enquanto eu me preocupava em entreter um grupo de crianças numa comunidade pobre, três helicópteros pousavam numa propriedade próxima.

Os avanços da ciência não conseguem diminuir o abismo entre as classes sociais.

Uma viagem num desses helicópteros pode garantir alimentação e soluções para toda aquela comunidade de cerca de vinte famílias, por um tempo considerável.

Me consola ver a alegria das crianças, que se reuniram e participaram conosco de uma manhã gostosa e com orientações sobre alimentação saudável, com a parceria do SESC.

Essa alegria infantil que independe de posses, que supera sofrimentos, que nos toca profundamente a alma e nos faz questionar nosso papel na sociedade.

Alegria que me trouxe momentos mágicos, assim como a todos os voluntários que comigo participaram dessa manhã.

Einstein provou que tempo e espaço são conceitos relativos - hoje eu percebo que a condição humana continua sendo relativa, apesar de tantos avanços no conhecimento.




Comments

Cada sorriso é um momento mágico. A colheita la é sempre muito farta.
VEM COLHER COMIGO DA PRÓXIMA VEZ PINGO D'ÁGUA

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.