Momentos Mágicos – dia 15 de maio de 2018


Nascemos dependentes, envelhecemos dependentes e somente com a ação daqueles que se apercebem dessa realidade, podemos alcançar a independência, enquanto adultos.


Hoje é dia em que se comemora o profissional Assistente Social.
Trabalho com duas assistentes sociais e, por essa razão, esse foi meu momento mágico: poder perceber a importância dessas profissionais na qualidade do trabalho que realizamos. Sobretudo, à dedicação conferida às famílias que mais necessitam.

Exemplificando essa dedicação: hoje visitamos uma família composta por dois irmãos que vivem sem água e encontram-se desempregados, além de doentes. Por conta de uma de nossas assistentes sociais, a família foi encaminhada para acompanhamento do município e o fornecimento de água foi restabelecido – detalhe: parte da dívida foi paga por ela.

Esse envolvimento, que excede aquilo que delas se espera, é lugar comum em nosso dia-a-dia.
Por conta de situações polêmicas, o trabalho social é algumas vezes visto de forma incorreta. O próprio nome “serviço social”, entendo como sendo equivocado, uma vez que “social” é atributo humano, inerente a todos os indivíduos que compõem a sociedade.

O ser humano depende tanto da sociedade que, isolado, não consegue viver. Ferramentas de comunicação demonstram a importância da convivência e inter-relacionamento social: as redes “sociais” demonstram essa importância nos dias de hoje.

Então, o serviço social poderia ter outro nome, talvez “atendimento a vulneráveis”, por exemplo.
A sociedade existe, entre outras coisas, para proteger aqueles que não reúnem condições de participar ativamente dela, com o apoio dos demais.

É bom lembrar que todo ser humano é totalmente dependente enquanto criança, assim como na terceira idade. Dessa forma, todos nós dependemos de apoio social em boa parte de nossas vidas. Isso sem considerarmos aqueles doentes ou incapazes.

Penso vivermos em um momento de distorções conceituais e, apesar de pejorativamente confundido, muitas vezes como “assistencialismo”, o serviço social é fundamental para uma sociedade justa e sadia e todos dependemos dele.

Que Deus ilumine sempre esses profissionais e permita que possam realizar seu nobre trabalho.






Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.