Momentos Mágicos – dia 26 de maio de 2018



Nem a contradição é sinal de falsidade nem a falta de contradição é sinal de verdade.

Blaise Pascal



Em 1911, Ernest Rutherford postulou que a forma dos átomos se assemelhava à formação do sistema solar, com um núcleo e elétrons orbitando. 

Dois anos depois Niels Bohr mudou essa concepção, postulando que os elétrons estão em níveis diferentes e circulam em torno do núcleo, o que tornava o modelo ainda mais semelhante com o sistema solar.

Em 1927, entretanto, Werner Heinsenberg decreta a impossibilidade de localização dos alétrons e imaginou a sua formação como nuvem em torno do núcleo.

É comum nos depararmos com informações contraditórias divulgadas por cientistas e essa situação parece ainda mais frequente nos dias atuais. Não quer dizer que a ciência está sendo posta cheque, mas, significa que, para a ciência, fica cada vez mais difícil assumir verdades imutáveis.

Penso que a lógica esteja fundamentada na nossa evolução: a ciência é manifestação humana e, como tal, sujeita a esse fenômeno.

O método científico nos traz muitas descobertas, mas, estamos constantemente nos munindo de mais recursos para observações mais assertivas.

Longe de querer discutir sobre postulados científicos, o que me veio a reflexão no dia de hoje foi a desconstrução.

Essa é a minha avaliação presente: estou desconstruindo meus conhecimentos para dar lugar a novos olhares para os fatos. Penso que assim posso estar mais preparado para assimilar novas tecnologias, novas teorias e novos comportamentos.

A natureza procura a evolução e nós somos parte dela: fixar conceitos é, portanto, antinatural.
Não confio mais em pessoas que afirmam conceitos como “verdades imutáveis”. Ou estão enganadas ou mal-intencionadas.

Meu momento mágico de hoje foi perceber em algumas pessoas, uma postura inflexível e, creio que como consequência, uma infelicidade com relação à vida.

Imagino que a cura para essa infelicidade seja admitir que não existem verdades absolutas, o que pode trazer libertação e evolução. Quem sabe, a felicidade.








Informações obtidas no periódico Super Interessante, de Editora Abril: https://super.abril.com.br/ciencia/7-fatos-cientificos-que-voce-aprendeu-errado-na-escola/




Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.