Momentos Mágicos – dia 10 de maio de 2018


No meu caminho um aceno, um sorriso, e a sensação de pertencer a uma família utópica, composta por todos os cidadãos do mundo.

Hoje eu fui à zona rural de Joinville, em visita a uma cliente.
No caminho, passei por uma comunidade onde atuamos com ações tanto de atendimento como também com trabalho voluntário.

Essa comunidade fica numa estrada e, no acostamento, encontrava-se a “dona Lúcia”. Ao ver o carro da empresa me reconheceu, acenando e sorrindo.

Esse aceno foi para mim um momento de coroação de um trabalho de aproximação com uma comunidade desestruturada e com múltiplos problemas socioeconômicos.

São dois anos de contato com as famílias - dona Lúcia representa essa comunidade, não que tenha alguma função de liderança, mas, pela sua simpatia e envolvimento em todos os projetos.
Tenho um sentimento comigo de muita alegria quando encontro alguém de origem e condição tão diferente da minha, e que me cumprimenta.

Quando saí da cidade de São Paulo e mudei-me para o interior do estado, isso nos anos 80, morei numa casa em um bairro retirado de Campinas, onde as pessoas se cumprimentavam quando se encontravam na rua, de passagem para o trabalho ou com qualquer destino. O que me chamava à atenção era o fato de se cumprimentarem sem que sequer se conhecessem.

Eu me encantava com esse tipo de relacionamento social, que promove o respeito a todos, indistintamente e sem a necessidade de apresentações. Eu me sentia um “cidadão do mundo”, vivendo a utopia de ser conhecido onde quer que fosse, como se toda a humanidade se constituísse uma única família.

Campinas cresceu muito desde então e, aos poucos, foi perdendo essa característica, adotando a frieza das grandes cidades, onde as pessoas se desviam dos desconhecidos, temendo pela sua segurança.
Ao acenar para mim, dona Lúcia me fez lembrar aquele tempo.

Nesse caso, dona Lúcia me conhece, mas, é bom ter conhecidos em lugares distantes e, sobretudo, pessoas com histórias muito diferentes da minha.

Essa diferença nos aproxima, pois, podemos aprender um com o outro e tornarmo-nos melhores.
Agradeço à dona Lúcia por me proporcionar o momento mágico de hoje.




Dona Lúcia mostra seu trabalho em path aplique



Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.