Momentos Mágicos - dia 9 de janeiro de 2018


Pegando Carona...

Algumas árvores em meu caminho apresentam uma característica especial: possuem plantas parasitas.Nada de desconhecido, mas, o momento mágico se dá quando percebemos algo que está ao nosso alcance, mas, por nossa cegueira diária, não o notamos, a menos que nosso olhar se torne ampliado, atento ao caminho.

É tão bom caminhar procurando momentos mágicos: acordamos com uma missão. Isso tem me empolgado.

Encontrei uma árvore assim, com uma planta parasita. Desconheço os detalhes dessa relação entre as plantas, mas, “parasita” me pareceu um título injusto.

A imagem me remete a outro tipo de relação: a relação de apoio, sustentação.

A árvore maior não parece se prejudicar por carregar sua parasita, mas, ao contrário, parece cuidar dela oferecendo seu apoio, tal como uma mãe carrega seu filho pequeno nos braços.

Existe paz nessa relação, me arrisco a dizer que existe também carinho, cuidado, proteção.
Diferente das relações competitivas, aqui existe cooperação bem sucedida.

Ambas conseguem seu lugar ao sol. Aquela que não consegue se erguer do solo, é carregada com afeição pela maior, sem que isso a prejudique.

O resultado é a garantia da vida e da preservação, além da diversidade.
Mais uma vez, além de todos esses sinais visíveis aos olhares sensíveis, existe aquilo que me faz crer que nada surge do acaso: a beleza.

Não bastasse a incrível complexidade de todos os elementos que compõem o universo, o nosso planeta e a vida, para mim, a beleza é a prova final de que existe um arquiteto por detrás de tudo.

Um lindo momento mágico que me reporta aos sublimes valores do cuidar, da cooperação e da beleza.





Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.