Momentos Mágicos – dia 25 de janeiro de 2018

Os meios justificam os fins…

Você não consegue ligar os pontos olhando pra frente; você só consegue ligá-los olhando pra trás. Então você tem que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro. Você tem que confiar em algo – seu instinto, destino, vida, carma, o que for. Esta abordagem nunca me desapontou, e fez toda diferença na minha vida.

Assim eu penso, e não o oposto dito popular: “Os fins justificam os meios”.

Existem muitas formas de se atingir um objetivo, mas, apenas o trabalho contínuo, com   dedicação e perseverança, nos leva a alcançá-lo de forma segura, perene e definitiva.

Às vezes, em nosso caminho, encontramos situações, pessoas e acontecimentos que se interpõem e nos paralisam. Desistir pode ser uma saída sedutora e você terá uma boa explicação, desculpa, por não ter prosseguido.

Entretanto, considerar essa barreira pode nos levar a outras decisões.
O enfrentamento também é uma decisão, para muitos, sedutora, mas, exige muita energia, desgaste e pode pôr tudo a perder.

O caminho de maior sabedoria pode ser, primeiramente, tentar compreender o sentido desse obstáculo. Conhecendo o problema, um obstáculo pode se tornar um atalho, ou, pode impor um novo olhar sobre o caminho e o destino que se deseja alcançar.

Mas, vamos ao momento mágico de hoje: aconteceu na ida, pela manhã, ao trabalho. Na ciclovia, encontrei uma barreira: um arbusto estendia-se avançando a pista, exigindo que eu parasse para contorná-lo.

O primeiro pensamento foi de frustração, de desconforto pela interrupção da minha viagem. A inércia é confortável e sair dela é sempre desagradável.
Ao parar, percebi a beleza dessa planta, que parecia ter-me parado para me cumprimentar, um “bom dia companheiro”.

Coroando esse encontro, na ponta de um de seus galhos, um botão de flor, criando uma imagem que se assemelhava a um braço estendido segurando-o, oferecendo-o para mim.

Que momento mágico!

Um arbusto me faz parar para me oferecer um botão de flor. Além disso, me trouxe a reflexão sobre os obstáculos que encontramos em nossos caminhos.

Me fez entender que essa barreira me foi abençoada, não impediu que eu prosseguisse, apenas me fez parar uns minutos para refletir e prosseguir, com mais alegria para começar um novo dia de trabalho.

Viva as barreiras que nos fazem crescer, salve tudo que nos retira da inércia!





Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.