Momentos Mágicos - dia 7 de janeiro de 2018

Domingo, dia de passear.

Ótimas oportunidades de encontrar momentos mágicos.

Comecei o dia com uma faxina junto com minha esposa. Tarefa que sempre me desagradava, hoje pareceu-me normal, fluiu como se fosse uma rotina, parte de um ritual daqueles que vivenciamos sem pensar.

No dia anterior, pétalas pousavam no quintal e isso pareceu desagradar minha esposa. Hoje, entretanto, ela recolheu as rosas que avançavam nosso espaço no quintal e fez um lindo ramalhete.

A tv ficou ligada enquanto faxinávamos, mas, em canal de músicas. Selecionamos o canal de músicas românticas e o auge se deu no momento em que tocou “Linger” do grupo The Cranberriers.

Meio dia decidimos almoçar fora e no caminho eu pude colher meu momento mágico do dia.

O curioso foi que foi minha esposa quem me alertou para esse momento. Colher momentos mágicos está se tornando uma tarefa agradável, envolvente e torço para que eu consiga companhia nas minhas colheitas diárias.

Mas, vou me ater ao momento mágico de hoje: o mangue e seu morador que mais me fascina – o pássaro vermelho[1].

Eu já o havia visto em revoada, mas, passamos ao lado de um manguezal onde havia uma família deles.

O vermelho de sua plumagem é muito forte e ele pode ser visto à distância. Aliás, a distância foi o meu problema. Meu celular tem uma péssima imagem e não consegui me aproximar desse pássaro arisco.

A foto a seguir mostra uma imagem que tirei de uma página eletrônica para que o leitor possa ter ideia da beleza desse pássaro.





Moradores de Joinville dão explicações diversas sobre sua cor vermelha, como o fato de que se alimentariam de caranguejos no manguezal, mas, não creio ser essa a explicação.

De qualquer maneira eu fiz o que pude com meu celular e suas fotos ruins.

É importante dizer que o mangue é um lugar de extrema importância para a natureza, mas, para a população em geral, a aproximação com esse tipo de lugar é sempre indesejada. O mangue é associado ao mal cheiro, às enchentes. De fato, moram próximos ao mangue normalmente a população mais pobre da cidade, algumas ameaçadas pelo poder público para que se mudem do local.

Isso torna ainda mais lindo esse momento mágico, pois, apesar dos pássaros não aparecerem nítidos nas minhas fotos, o leitor poderá ver a beleza desse lugar, escondido pela cidade, indesejado por muitos, mas, de uma majestade incontestável.

É um ensinamento sobre nossos julgamentos rasos e injustos e sobre nossa incapacidade de ver a beleza onde ela de fato está. E, creiam, não moro em uma cidade encantada, mas, acredito que em qualquer lugar é possível encontrar esses lugares mágicos, basta saber olhar.

Julguem por si mesmos, pelas fotos que tirei.
















Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.