Momentos Mágicos – dia 21 de janeiro de 2018



"Eu não falo de coisas, senhor... Falo do sentido das coisas. Sento-me aqui e sei que estou vivo." (Pag.99)[1]



Inicio este relato com a frase encontrada no livro Fahrenheit 451, de Bradbury. É preciso dizer que estamos mergulhados em nossa cultura e todas as coisas são revestidas de significado e, por essa razão, merecem ser observadas pelos seus sentidos.

Na cozinha de casa, existem muitos enfeites, colocados de forma estudada em prateleiras nos armários.

Foram escolhidos em épocas diferentes, cada qual carrega sua própria história, algumas dessas histórias são recentes, outras, de tão antigas, se perderam e geram discussões sobre quando e como teriam sido adquiridos: foram comprados? Teriam sido presentes dados por amigos ou familiares?

Importa que os enfeites são, por si próprios, pequenos símbolos de carinhos. Quem os faz, tem a intenção de sensibilizar o comprador. Quem os compra, o faz para presentear ou para enfeitar um ambiente, às vezes um pequeno espaço vazio em algum armário, como acontece na cozinha de casa.

Enquanto eu estava na cozinha, um enfeite em especial chamou-me à atenção, pelo fato de apresentar-se com mais que sua mensagem subjetiva. Uma frase acompanha o enfeite: “Cultive a amizade”.



Foi minha esposa quem comprou esse enfeite, que imita um pequeno vaso de flores.
Lembrei-me imediatamente de um trecho do livro que estou lendo:

"Não se pode precisar o momento em que uma amizade se forma; como ao encher gota a gota uma vasilha, há, no final, uma gota que a faz transbordar, assim, também, em uma série de gentilezas, há uma que, por fim, faz o coração transbordar." (Pag.95)

Seria a amizade o tema que me foi trazido no dia de hoje como momento mágico.

A amizade invariavelmente ocorre de forma inesperada, por caprichos do acaso. Alguém que se senta ao nosso lado na escola, um colega de trabalho, um vizinho. Às vezes alguém que encontramos em situações inusitadas, ou em alguma festa.

A amizade é uma forma extraordinária de relacionamento, pois que é pura, desinteressada, desperta uma forma de amor que está acima dos relacionamentos amorosos. Os problemas não afastam os verdadeiros amigos, ao contrário, os atrai.

É tão sublime a amizade que são muito poucos os amigos verdadeiros que temos e o seu valor é inestimável.

Os amigos não morrem jamais: permanecem vivos em nossas memórias eternamente. Lembro-me muitas vezes de um amigo do passado, dos meus tempos de juventude, que já se foi, mas, como era bom conversarmos.Qualquer assunto era bom, desde as meninas bonitas que víamos até mesmo sobre os mistérios do cosmo. Momentos muito mágicos, sem sombra de dúvida.

Amigos nos ajudam a construir o que somos, são promotores da percepção da alteridade, sentimento que nos traz o conhecimento do que somos a partir da observação dos outros. São os amigos que nos advertem, nos criticam e nos mostram onde estamos errando. Não é por acaso que, quando decidimos seguir caminhos equivocados, distanciamo-nos dos amigos, pois são eles os que nos confirmarão o que nossa consciência já nos acusa. 

Que seja este dia o merecedor de minha reverência à amizade.






[1] Bradbury, Ray,
Fahrenheit 451
Editora Globo, 2012



Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.