Momentos Mágicos - dia 1 de janeiro de 2018

Momentos Mágicos
O Diário para 2018

Talvez por ter vivido até aqui tantas histórias e por ter conhecido tanta gente neste mundo, percebi que a vida de cada um de nós é repleta de pequenos milagres.

Uma pena a gente não perceber, mas, apesar da ansiedade pelo porvir, é no caminho que a gente encontra esses pequenos milagres, esses “momentos mágicos”.

Em 2017, tive a oportunidade de reunir alguns desses momentos: alguns foram publicados neste blog, outros constam do e-book “Diário de Visitas Mágicas: um sorriso que desperta”, que socializei para baixar gratuitamente no link: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6028864.  .

Entretanto, percebi que esses momentos mágicos nos cercam, se esforçam por nossa atenção, mas, infelizmente, não os vemos, preocupados que estamos com tanta coisa efêmera, uma pena.

Percebi ainda que só conseguimos vê-los quando limpamos nossa mente e nos concentramos nas nossas tarefas diárias, nas pessoas com as quais interagimos e nos fenômenos que ocorrem diante de nossos olhos, olhos esses tão despreparados que estão para essas experiências.

Mas, se é verdade que, ao nos concentrarmos no momento presente conseguimos alcançar esses momentos mágicos, é igualmente verdadeiro dizer que, ao enxergarmos os momentos mágicos tornamo-nos mais abertos para um universo novo de grande beleza e que nos traz ensinamentos novos, aumentam nossa criatividade e nos tornam pessoas melhores.

Assim sendo, estabeleci a mim mesmo um desafio para o ano de 2018: criar um diário de momentos mágicos, coletados em meus caminhos. A cada dia de 2018 eu postarei no meu blog um (ou mais) momento mágico coletado. Prosseguirei com meus afazeres diários, mas, dessa vez, com a missão de colher os momentos mágicos que conseguir enxergar pelo meu caminho.

Quem sabe assim, consigo abrir minha mente para novos horizontes. Quem sabe eu possa ajudar algumas pessoas a enxergar seus próprios momentos mágicos.

Mas, antes de começar essa jornada, quero definir o que entendo como “momento mágico”: seria cada manifestação, visual ou sensorial, que eu consiga colher e que me provoque a reflexão. Entretanto, deve ser algo que eu perceba em meu caminho, em minha rotina diária. Incluo como momento mágico as manifestações da natureza, o contato inesperado com animais, insetos ou plantas em situações inspiradoras, assim como o encontro com pessoas inspiradoras.  Quero excluir desse conceito, entretanto, mensagens prontas vindas pelas redes sociais: a experiência deverá ser minha, vivida no dia.

Quem desejar me acompanhar, sinta-se convidado, acompanhando diariamente os meus momentos mágicos colhidos. Quem desejar compartilhar seus momentos mágicos comigo, será bem recebido.
Estou partindo para minha colheita diária: vamos comigo?


01 de janeiro de 2018 – segunda-feira.

Ao contrário da maior parte das pessoas que conheço, acordei cedo. Esta manhã é silenciosa, mais que de costume em função da ressaca da virada de ano.

O silêncio nas ruas, nos vizinhos, ressalta o canto dos pássaros. São cantos de diversos tipos de aves. Algumas parecem gargalhar, outras conversam entre seus pares. Vejo pela janela diversos pássaros voando, cruzando o espaço, voos baixos, alguns rasantes.  Uma bela sinfonia, talvez essa seja a perfeita definição: pássaros diferentes, com cantos diferentes, todos emitindo seus sons característicos, mas, juntos, compõem uma canção harmônica e inspiradora.

Algumas mensagens surgem em minha mente, como conceitos simples, mas, que nós, humanos, estamos sempre buscando. Uma lição de convivência pacífica, bela e sonora. Suplanta o conceito da tolerância, pois que forma um conjunto inesperado e belo.

Harmonia de leveza que permite que possam voar em diversos níveis de altura: sem problemas – a altura não interfere nos resultados, apenas cria novas variações e atinge mais notas na escala dessa sinfonia harmônica.

Esses mesmos pássaros estão aqui no dia-a-dia, despercebidos, ofuscados por sons de buzinas, roncos de motores, sons humanos, naturais ou artificiais.

Um momento mágico especial que nos convida a um bom dia a cada manhã.

Apesar de diversas tentativas sem sucesso, consegui uma foto de um desses pássaros no muro da casa onde moro. É preciso olhar com atenção para encontra-lo - esse é o meu desafio de hoje: aguce seu olhar e encontre o momento mágico que, normalmente, passaria despercebido.


          





Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.