Momentos Mágicos – dia 16 de março de 2018



Hoje eu fui arrebatado por múltiplos momentos mágicos.

Em região nobre da cidade, dei-me com um portão de acesso a um condomínio de alto padrão que me fez lembrar a porta para o Paraíso. Um grande portão fechado e controlado eletronicamente, interrompe o caminho de pessoas que não façam parte da elite que habita o local.
É possível ver, através do portão, a beleza do lugar e sonhar com a possibilidade de transpor seus limites.

Em outro extremo da cidade, encontrei uma nova ocupação: uma comunidade ocupou um terreno público e habitam 160 famílias no local. O acesso é livre, as casas resumem-se a barracos. Não existem estruturas básicas oficiais como água e saneamento regulares, mas, esses recursos são obtidos por meios, digamos assim: não oficiais.

Rompendo com preconceitos, conversei com algumas pessoas, famílias que fogem do aluguel que, para elas, está acima da sua capacidade de orçamento. Existem pessoas que trabalham com registro em carteira, mas com salários que não permitem alternativa de moradia.

Esses encontros em lugares opostos, dentro de uma mesma cidade, me levaram à reflexão sobre o abismo social que existe no mundo, tão visível e tão antigo na história humana. O portão do Paraíso fechado e a ocupação aberta, como único caminho para a maioria.

Ao perguntar sobre o nome que davam à ocupação, uma moradora me respondeu: “Êxodo”.
Tremi em minhas estruturas ao ouvi-la proferir esse nome. De fato, tem tudo a ver com a situação dessas famílias. Buscam a liberdade de moradia pelo seu protagonismo, não podendo esperar caminhos viáveis de habitação, uma vez que a cidade tem sido gerida para quem tem poder de compra, deixando os que não tem à deriva.

Mergulhado em meus pensamentos fui surpreendido por uma borboleta de cor amarela que buscava o néctar das flores, abundantes na ocupação. Sua cor, de tão viva, sugeria um brilho fosforescente. Tentei contato e ela, curiosamente, rendeu-se ao meu toque. Pude registrar esse momento mágico e depois a soltei. Ela voltou a buscar as flores, sem me evitar.

Um carinho vindo de um lugar inesperado.

Mensagens subliminares que a ciência não pode explicar, mas, que o coração capta e se enche de alegria.







Comments

Lindas palavras. Tive o privilégio de colher contigo esses momentos mágicos. Cada um sentindo de uma forma diferente, mas igualmente mágico e especial.

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.