Momentos Mágicos – dia 06 de março de 2018

hoje foi dia de déja-vu,

Ao passar pela Rua do Príncipe - uma importante rua central de Joinville em função de seu conteúdo histórico - encontrei policiais a cavalo, fazendo uma ronda.

Um momento mágico em forma de Déja vu.

Essa visão me trouxe à lembrança a minha dissertação de mestrado(1), quando, após pesquisa, descobri que essa rua foi alvo de disputas e de discursos contraditórios do poder público.

No ano de 1986, foi construído um calçadão em parte dessa rua, que foi, posteriormente, reivindicado para a realização de uma feira hippie. Essa feira prosperou, tornando-se atração turística. 
Na época, o poder público realizou essa obra para trazer "modernidade" ao centro da cidade, imitando o pioneirismo de Curitiba, que foi a primeira cidade a construir um calçadão no centro da cidade, e que existe até os dias atuais.

Em 2004, entretanto, cedendo a pressões dos comerciantes locais, o poder público destruiu esse calçadão de Joinville, alegando, mais uma vez, estar trazendo "modernidade" ao centro da cidade. Mas essa destruição não se conteve ao espaço físico, mas, contou com a presença da cavalaria que expulsou os hippies do local. Suas mercadorias foram jogadas em caminhões da prefeitura e levados para local onde ficaram por tempo suficiente para causar um grande prejuízo aos hippies.

Consegui imagens exclusivas da época e em uma delas, aparece a cavalaria no local, no momento da retirada dos hippies e da destruição do calçadão, que voltou a ser parte da Rua do Príncipe até os dias atuais.

Contradições de discursos iguais com efeitos contrários, tão comum nos nossos governantes.

Será que um dia voltará a ser construído um calçadão na Rua do Príncipe, mais uma vez sob o discurso da "modernidade"?

O tempo o dirá.


2018



2004



Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.