Momentos Mágicos – dia 26 de março de 2018

Não existe verdadeira inteligência sem bondade.
Ludwig van Beethoven
                                                                                                                   

Num dia 26 de março, no ano de 1827, faleceu o compositor alemão Ludwig van Beethoven.

O dia de hoje, mais frio e chuvoso, me trouxe essa reflexão, sobre um gênio da música que se curva à constatação de que a inteligência verdadeira só se alcança com a bondade. Essa genialidade, baseada na bondade, ele investiu na música.

Alguma coisa sempre me disse que, se Deus vier falar conosco, seu contato seria através de uma música. Isso porque não vejo melhor forma de me emocionar do que uma boa música. Não é por acaso que uma cena toma maior expressão quando acompanhada de um bom fundo musical.

Meu momento mágico foi constatar que existe música no fundo de tudo o que escutamos. Não existe silêncio absoluto, mas, quando muito, ausência de sons culturais, ou seja, criados pelo homem.

Na ausência de sons culturais, surgem os sons naturais, como o canto dos pássaros, o som do vento, do suave baque das gotas de chuva ao alcançarem o chão, coisas que ouvi hoje nesse dia chuvoso em Joinville.

Beethoven, assim como outros compositores eruditos, inspirou-se nos sons naturais para compor suas sinfonias. Como disse em post anterior, uma de suas mais belas sinfonias foi dedicada ao “silêncio”.

Estamos muitas vezes mergulhados em situações e conceitos artificiais que nos fazem cegos para essas manifestações musicais e, por essa razão, peço ao leitor que me acompanhe na observação desses sons naturais. 

Se puder se sensibilizar com isso, aproveite e ouça uma sinfonia de Beethoven e sinta seu poder sobre nossos mais profundos sentimentos de bondade.

A música deve trazer Paz no coração dos homens; E lágrimas aos olhos de uma mulher!
Ludwig van Beethoven



Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.