Momentos Mágicos – dia 24 de março de 2018

Silêncio: um portal para as lembranças...

Hoje experimentei momentos de silêncio.Como já disse antes, nasci em São Paulo, na capital. Uma cidade de muitos sons e poucos silêncios.Certa ocasião, viajei com minha tia para Ilha Comprida*. Na ocasião, não havia eletricidade na pequena ilha que começava a ser ocupada.A casa onde passamos um final de semana tinha apenas lampiões. O chuveiro era um balde que se situava numa armação no alto do banheiro - puxava-se uma haste e o balde virava, jogando a água sobre a pessoa.O calor era muito forte e não era necessário aquecer a água. Eu era apenas um menino, mas, lembro-me do banho gostoso que tomei naquele lugar rústico mas acolhedor.Mas o que me trouxe à memória daquela viagem foi o silêncio. Aquele local era muito silencioso, sobretudo às noites, que também eram de uma escuridão que eu nunca havia imaginado existir.Não creio haver o silêncio absoluto: aquele silêncio revelava sons naturais, de animais  e insetos como cigarras, sapos. Uma sinfonia agradável que embalava o sono ao dormir, mas também nos impelia a conversar. Era tão bom conversar à noite observando um céu repleto de estrelas.O silêncio é tão doce que Beethoven chegou a fazer uma sinfonia em sua homenagem, uma linda música pouco conhecida mas não menos genial - aproveite para conhecê-la: SILÊNCIOO silêncio de hoje foi curto, mas mágico por trazer-me boas lembranças.
*Ilha Comprida é um município brasileiro do estado de São Paulo. É uma cidade litorânea localizada a uma latitude 24º44'28" sul e a uma longitude 47º32'24" oeste, estando a uma altitude a nível do mar.Seguem fotos de Ilha Comprida e de minha tia Clarice: a eletricidade já chegou há muitos anos na ilha, mas, minha tia nos deixou, povoando minhas boas memórias.

Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.