Momentos Mágicos – dia 22 de agosto de 2018

Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem no inglês, em que "folklore" significa sabedoria popular.*

Hoje é o dia do folclore.

Hoje o dia amanheceu com muito frio e chuva. Como ciclista inveterado, não me dou conta do tempo: subi na bicicleta e fui trabalhar, com capa de chuva, capacete, um verdadeiro astronauta em duas rodas.

Apesar de todo meu esforço e aparatos, cheguei com os pés encharcados. Por sorte ouvi minha mulher - sempre sábia - e levei calçados sobressalentes, além de meias.

No caminho passei por outros ciclistas que, como eu, preferem suas "magrelas", (ou como são chamadas aqui em Joinville: "zicas"), a usar os ônibus que, além de caros, nos transportam como sardinhas enlatadas.

Joinville é conhecida como a cidade das bicicletas. Existe até mesmo um museu das bicicletas.

Entretanto, esse título foi obtido pelo hábito dos trabalhadores em utilizar esse tipo de veículo desde tempos imemoriais. Nenhum órgão governamental fez algo para que esse título fosse sustentado: as ciclovias são poucas e em estado crítico. Até mesmo o museu foi obra da sociedade civil.

Parte do folclore da cidade, as bicicletas são vistas em todos os lugares, com mães carregando crianças - às vezes duas: uma à frente e outra atrás.

Na definição da palavra "folclore", cabe na questão dos "costumes passados de geração em geração", nada mais justo.

Meu momento mágico foi ver esse povo que se utiliza de um meio de transporte ecológico e saudável, sem que essa tenha sido a razão de sua escolha, e que esse costume se eterniza e brinca com o progresso e a tecnologia em célere desenvolvimento, mantendo-se atual e correta. Apesar do descaso das autoridades da cidade.




museu da bicicleta de Joinville**


*https://www.significados.com.br/folclore/
**https://www.joinville.sc.gov.br/noticias/museu-da-bicicleta-reaberto-para-visitacao/

Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.