Momentos Mágicos – dia 19 de agosto de 2018

"...às vezes as pessoas são bonitas, não pela aparência física, nem pelo que dizem, só pelo que são."(ZUSAK)*


Em minha opinião, isso serve também para os animais.

Hoje encontrei um pinguim morto. Ele estava no asfalto, ou seja, veio pelo mar, passou pela areia da praia, passou pela calçada e foi morrer no asfalto.

Dizendo assim, parece que pode ter sido atropelado, mas, o local onde estava prostrado era uma faixa para estacionamento, vazio nessa época do ano, quando os turistas somem de São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

Foi um momento mágico, apesar de também ser trágico - explico: esse animalzinho tinha uma missão e morreu em um local onde as pessoas passam, para demonstrar que algo em seu habitat ou em seus caminhos está muito errado. Certamente, ele morreu por ação humana.

Ainda que se possa dizer que ele migrou em situações adversas, o aquecimento global acelerado certamente contribuiu para sua desorientação. Ou talvez tenha sido por alguma poluição no mar, de qualquer forma, resultante de ação humana. Li uma reportagem que acusa a pesca ilegal como causa da morte de pinguins no estado(**).

Essa criatura adorável, morreu com dignidade, cumpriu sua missão em se mostrar para nós e nos alertar sobre nossa incoerência e seus resultados brutais.

É certo que esses pequeninos animais estão sendo prejudicados neste momento, assim como tantos outros em terra ou no mar, mas são parte de um equilíbrio que está afetado e, apesar de nossa tecnologia, somos seres biológicos e dependemos desse equilíbrio.

Às vezes eu penso que o último ser humano a ser extinto estará mais infeliz pela falta de sinal de internet do que com seu próprio destino. Seria possível acabarmos com nossa espécie por conta de exploração do planeta por coisas que somos biologicamente independentes, como petróleo, ouro e celulares?

Coloco esse triste pinguim em destaque para que sua morte não tenha sido em vão e em homenagem à sua coragem.








* ZUSAK Markus, EU SOU O MENSAGEIRO, p.199, Editora Intrínseca Ltda. edição de 2007.
** https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2018/07/24/em-florianopolis-108-pinguins-sao-encontrados-mortos-biologos-analisam-causa.ghtml 

Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.