Momentos Mágicos – dia 29 de junho de 2018


Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos. ...
Antoine de Saint-Exupéry


Em um dia 29 de junho, no ano de 1900, nasce Antoine de Saint Exupéry, autor do conhecido livro "O Pequeno Príncipe".

Esse homem, de extraordinária sensibilidade, deixou-nos muitos ensinamentos e creio que tenha sido capaz de enxergar grandes momentos mágicos em sua curta passagem neste mundo.

Visitei hoje uma família cujo patriarca, idoso e acamado, depende integralmente de apoio familiar para as atividades mais elementares.

O filho me contou que ele e seus irmãos se dividem na tarefa de cuidá-lo, uma vez que a mãe é também idosa e não daria conta dessa lida.

Esses cuidados são prestados por todo o tempo, pelas 24 horas do dia. 

Lembrei-me de meu pai, que também ficou um grande tempo nessa dependência. Diferentemente daquele senhor, meu pai teve o privilégio de poder contar com cuidadores e da dedicação de minha irmã mais nova - eu e meus outros dois irmãos moramos distantes e não pudemos ter a presença que desejávamos.

Meu momento mágico foi perceber o amor que aquele senhor recebia de seus filhos e de sua esposa, assim como ocorreu com meu pai.

Esse amor, que não se exprime em palavras, mas, acima de tudo em cuidados, me lembrou Saint Exupéry e seu pequeno príncipe. Uma leitura sempre indicada, e cheia de momentos mágicos. 

Como dizia, o essencial é invisível aos olhos, e o coração é o melhor instrumento para se conhecer o que mais importa nesta vida.

Lembrei-me também de como conheci minha esposa, numa sala de bate-papo na internet, ela, morando em Joinville, perguntou-me: onde você mora? Respondi que morava em Campinas e ela me respondeu que eu estava muito longe. Eu contra argumentei com uma frase de Saint Exupery: "longe é um lugar que não existe". Ela, então, respondeu com outra frase do mesmo escritor: "você é  eternamente responsável por aquilo que cativas".

Um pequeno príncipe, uma grande sabedoria.





Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.