Momentos Mágicos – dia 03 de junho de 2018

Vida é 10% o que acontece a você e 90% como você reage a isso. Charles R. Swindoll*


Hoje ouvi histórias de pessoas que se encontram insatisfeitas, sem saberem qual o rumo e sentido de suas vidas. Quem nunca se sentiu assim?

É normal esse sentimento em algumas ocasiões, mas, o que se percebe é que existem muitas pessoas vivendo esse sofrimento de forma permanente. A depressão é uma das doenças que são símbolos do momento presente.

Refletir sobre esse sentimento auto destrutivo nunca foi tão importante. Existem, aliás, muitas propostas de tratamento, desde a reprogramação mental até o aporte de medicamentos.

De qualquer forma, é necessário pensarmos nas causas dessa doença que acomete tanta gente.

Em meu caso, busquei ensinamentos acumulados em  minha vida e o conhecimento através da leitura.

As artes marciais me ensinaram a importância da atenção ao momento presente, da resiliência. Aprendi ainda a perceber um mecanismo que parece mover o universo e que pode explicar o sucesso em qualquer empreendimento humano: o propósito e a persistência.

Ao longo da vida aprendi que nossa ansiedade nos afasta dos resultados que desejamos, mas, a fé, a persistência e a luta nos trazem o que queremos. Mas é preciso acreditar, ter fé e paciência.

Mas o propósito a que me refiro se difere do conceito de objetivo de vida. Esse objetivo de vida nos coloca na condição de alcance de patamares que nem sempre são possíveis, o que nos frustra com o tempo.

O propósito eu coloquei no momento presente: ser melhor em cada situação. Assim, a cada momento eu penso no propósito e quando o momento passa, se não consegui o que desejava, ele já se tornou passado e eu tenho nova oportunidade.

O resultado vem com o tempo, para aqueles que trabalham seus propósitos no momento presente.

Assim se vence a ansiedade e a vida se torna mais leve. E eu me sinto mais forte, além de conseguir enxergar resultados de empreendimentos pessoais e profissionais antigos, que embora tenham levado um tempo maior para apresentar esses resultados, tornou-os reais e maiores às minhas expectativas.

O sentido da vida, como li há algum tempo, é viver e isso se situa no momento presente.

Qualquer sentido colocado no futuro é ilusório e fonte de frustrações.

O momento presente é onde se encontram os momentos mágicos, como o que vivi hoje, onde concluo que a vida é o sentido de tudo, e não o oposto. Não existe sentido para a vida, mas, viver é o que dá sentido a tudo.




* https://www.pensador.com 


Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.