Momentos Mágicos – dia 01 de junho de 2018

Em grego, retorno se diz nóstos. Algos significa sofrimento. A nostalgia é portanto o sofrimento causado pelo desejo irrealizado de retornar. (KUNDERA, p.9)


Na praia, uma família típica reunida na areia, fazendo refeição.
Como não podia faltar, crianças brincando com bola, uma mocinha preocupada com a aparência e marcas de sol.

Um retrato cheio de significados, um passado sendo vivido agora: um dia lembrar-se-ão desse dia com muita saudade. Virá a nostalgia, esse sentimento angustiante de visitar os lugares e tempos inatingíveis.

Não bastará voltar ao lugar, pois, o lugar estará diferente, as pessoas serão outras. As mesmas pessoas poderão se encontrar, mas o tempo as deixará diferentes, mais vividas, suas aparências serão outras.

Aquele momento se irá, sua lembrança voltará em alguns momentos da vida como parte do lado feliz de suas existências.

Eu mesmo me vejo naquela cena, com meus pais e meus irmãos, numa praia em Ubatuba, no litoral paulista. As pessoas que lá estavam, essas da minha nostalgia, não se reunirão mais em função de diversas circunstâncias, caminhos e descaminhos. Meu pai não está mais entre nós.

Esse pedaço de memória guarda para mim, assim como o fará para a família que observo no dia de hoje, um momento mágico, como uma pérola encontrada nos confins da minha mente.

O significado de viver o momento presente ganha uma importância imensurável.

A família ganha dimensões extremas. Família, tempo, movimento, nostalgia.






KUNDERA, Milan - A Ignorância - Editora Companhia das Letras, 2002

Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.