Momentos Mágicos – dia 05 de junho de 2018

Superfície azul do céu,
asas em curva de dores,
Fernão Capelo levanta e voa,
porque voar é importante,
mais que comer e viver
(Wanderlino Arruda).


Hoje a chuva se juntou com o frio e castigou nossas manhãs.

No final da tarde fui a uma verdureira. Frutas, verduras e legumes já estão expostas e lotam os expositores. Na semana passada esse mesmo estabelecimento encontrava-se fechado, por falta de produtos.

Os preços subiram, e muito.

Ao me dirigir ao caixa, conversei com a atendente sobre os preços altos e a greve dos caminhoneiros.

Surpreendentemente, ela entrou no assunto da greve com muita propriedade. Mostrou os problemas enfrentados pelos produtores e comerciantes. Concluiu que não houve ganhos com a paralisação: até mesmo os caminhoneiros não conseguiram os resultados que esperavam.

Aquela moça, jovem ainda, foi meu momento mágico de hoje. Mostrou-me seu interesse e conhecimento, o que não se espera de jovens na sua idade.

Da forma como trabalha, com uma jornada de poucas folgas, é de se supor que parte de sua juventude está sendo reprimida. Talvez sua infância não tenha sido diferente.

Essas pessoas que cedo arcam com jornadas de trabalho em estabelecimentos comerciais que funcionam todos os dias, incluindo os finais de semana, me emocionam. Me toca mais ainda perceber seu interesse, conhecimento e humor com que enfrenta suas obrigações diárias.

Em meu dia-a-dia, encontro pessoas assim com certa frequencia. São elas que dão suporte ao crescimento do país. Doam parte de suas vidas pelo trabalho árduo. 

Existe aqui uma necessidade imperiosa pela sobrevivência, isso não discuto, mas, o ânimo, o humor fazem parte de algo além, de uma grandiosidade de espírito que irradia.

Assim como as aves desconhecem as intempéries e voam pela manhã nos mesmos roteiros diários, enchendo o céu de graça e beleza, são muitas as pessoas que assim o fazem em sua labuta diária, nem sempre reconhecidas: elas também embelezam o mundo com suas luzes.




https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=662&tbm=isch&sa=1&ei=N_UWW-mOIoe5wATM7oKQCA&q=fern%C3%A3o+capelo+gaivota&oq=fern%C3%A3o+&gs_l=img.1.0.0l10.78034.90252.0.92314.7.5.0.2.2.0.296.571.2-2.2.0....0...1c.1.64.img..3.4.620...0i67k1.0.0rH-1tEyHY0#imgrc=XU9tuF6Z3Q-yYM:


Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.