Momentos Mágicos – dia 19 de junho de 2018
Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio.
Pitágoras
O dia de hoje foi marcado por um atendimento.
Não saí hoje, fiquei no escritório. Fui chamado em certo momento, por uma senhora que demonstrava uma tristeza transparecendo em seu semblante.
Estava com uma fatura com valor acima de seu orçamento e, desesperada, não sabia como fazer para quitá-la.O caso, para mim, não era de difícil solução, pois existem maneiras de parcelar e, em alguns casos extremos, até mesmo um desconto pode ser oferecido.
Mas o que aquela senhora queria era falar.
Falou, e muito. Indignava-se do comportamento dos filhos, que a abandonaram, da sua saúde frágil, da quantidade de medicamentos e dos custos elevados que arcava.
Essa senhora não é diferente de tantas outras que conhecemos em nosso trabalho de atendimento em campo. São muitas que vivem só, esquecidas pela família e que precisam de alguém para conversar.
A carência de qualquer tipo de carinho é saciada por um ouvinte paciente que esteja disposto a lhes dar atenção.
Se a idade avançada - que deveria ser motivo de respeito e reverência por parte de todos nós - não encontra aceitação da sociedade, então o recurso que usam é muitas vezes o relato de doenças. Ser doente pode despertar compaixão e atenção para alguns.
Conhecedor desse cenário, me dediquei a ouvir aquela senhora pacientemente. Me comprometi a estudar uma forma de solucionar seu problema com sua fatura, prometi visitá-la em casa com a assistente social.
Ela saiu melhor do que entrou, e eu nem lhe dei a solução de imediato. É claro que será feito o atendimento de forma diferenciada, mas o que a deixou melhor foi o fato de poder conversar com alguém.
Somos seres sociais e precisamos nos socializar. Com os idosos podemos aprender algo que não se obtém nas escolas e nem mesmo nas redes sociais: experiência e sabedoria.
Ouvi-los faz bem a eles, mas também nos faz melhores se estivermos atentos aos momentos mágicos que nos trazem e que anseiam em partilhar.
Comments