Momentos Mágicos – dia 02 de junho de 2018

O eterno retorno é uma ideia misteriosa e, com ela, Nietzche pôs muitos filósofos em dificuldades: pensar que um dia tudo vai se repetir como foi vivido e que tal repetição ainda vai se repetir indefinidamente! O que significa esse mito insensato? (KUNDERA)*

Hoje foi dia de retorno.

Retorno ao lar, depois de dias de encantamentos.

Apesar de toda a beleza de São Francisco do Sul, o retorno é necessário. Talvez pelo fato de que existe em nós o conceito do porto seguro, um lugar que podemos retornar sempre e que ousamos pensar ser nosso.

Existe outra hipótese, ou talvez exista "também" esse viés, que se trata da necessidade que temos de ir e voltar, como forma de enxergarmos o belo no diferente, na comparação com o ambiente em que vivemos.

É possível perceber que não valorizamos o que vivemos até que possamos comparar com alternativas.
É o princípio da alteridade, em que nos reconhecemos pela comparação com os "outros".
Reconheço minha condição urbana quando me confronto com um ambiente natural.

Por mais que possamos nos envolver com os momentos de viagem, com os locais de grande beleza que possamos visitar, o retorno é sempre necessário, sempre desejado, tem a ver com "aconchego" e uma impressão questionável de "segurança".

Lembro-me de, quando criança, olhar pela janela do automóvel de meu pai, quando saímos em viagem, e observar caminhos não escolhidos. Crescia o desejo de poder mudar o caminho e conhecer lugares que eu não teria a chance de alcançar.

Morando em São Paulo, na capital, minhas viagens ao Rio de Janeiro para ver meus avós era sempre esperada com grande ansiedade. Depois, o retorno era sempre indesejado, uma obrigação e .a constatação de que o paraíso não era meu lugar. Sonhava em não retornar.

Com o tempo, porém, passamos a desejar o retorno, talvez pelo exercício da negação.

De qualquer forma, retornei ao aconchego imaginado do lar e a memória arcará com a tarefa de me incentivar a voltar em breve, aos lugares onde minha alteridade revela uma beleza incomparável, um paraíso ao alcance de uma decisão.



Imagem em: https://www.google.com.br/search?rlz=1C1NHXL_pt-BRBR799BR799&biw=1366&bih=662&tbm=isch&sa=1&ei=qcgSW5e0BcKUwgSr5Y2YCw&q=imagem+no+retorvisor&oq=imagem+no+retorvisor&gs_l=img.3...40074.45413.0.47533.29.19.0.0.0.0.645.2626.2-2j3j1j1.7.0....0...1c.1.64.img..23.2.698.0..0j35i39k1.0.mQLc8yTgiI8#imgrc=34fncZkwOIiYTM:


(*) Milan Kundera: "O eterno retorno é uma ideia..(https://www.pensador.com/frase/MTUyOTg5Ng/)





Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.