Momentos Mágicos – dia 27 de junho de 2018

Estar feliz é um acontecimento pessoal, mas a felicidade é um sentimento coletivo.

Dia de jogo da Copa, e o Brasil ganhou...

Saí do serviço mais cedo, para assistir o jogo, concessão feita por grande parte das empresas no Brasil em Copas do mundo, desde que seja de futebol.

Embora seja uma injustiça com os demais esportes, embora saibamos que os jogadores são muito bem pagos, que a Fifa é uma empresa muito rentável e tem sido alvo de desvios de dinheiro, embora estejamos tão enojados com nossos políticos e com os serviços públicos, embora tudo isso e mais o que se possa acrescentar, agi como a maior parte dos brasileiros e corri para assistir o jogo.

Decidi ir a um Shopping próximo de onde trabalho, pois, se fosse para casa estaria só - assistir jogo do Brasil só é algo impensável.

Sentei-me em uma mesa, na praça de alimentação, de onde era possível assistir o jogo em uma TV instalada no local com essa finalidade.

Aos poucos foram chegando mais pessoas e o local ficou cheio. Ao meu lado, um jovem estrangeiro - não consegui definir sua nacionalidade, mas, havia um sotaque que denunciava suas origens.

Um homem chegou, com óculos escuros, uma jaqueta vermelha com o nome "Ferrari" nas costas e um jeito estranho, de quem não está em suas plenas faculdades mentais. 

O jogo começou, as pessoas à minha volta vidradas na tv. O homem estranho imitando gestos dos jogadores e treinadores - o que se tornou cômico.

A cada jogada com risco de gol, seja para que lado fosse, causava um frenesi em todos e fazia correr um sentimento coletivo. Eu fiquei tenso. Quando saiu o primeiro gol - Brasil e Sérvia - a explosão de gritos, pulos e a energia coletiva ganhava um nível de êxtase. 

O jogo teve momentos difíceis e o sofrimento coletivo se irradiava em todos nós. 

O segundo gol, nova explosão. Fim de jogo, as pessoas começam a se dispersar. Em pouco tempo o Shopping fica vazio.

Nas ruas, vazias, começam a surgir os primeiros automóveis. A cidade retorna à sua rotina, exceto por alguns torcedores buzinando ou tocando cornetas, com bandeiras verde e amarelas.

Um momento mágico de coletividade, de identidade, de alegria e sofrimento compartilhados.

Que me desculpem aqueles que criticam o futebol e o comportamento do povo brasileiro, mas, são momentos assim que eu me sinto em casa. Essa energia coletiva é algo mágico e emocionante.





foto:
https://www.google.com.br/search?q=copa+do+mundo&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjmqabI-PTbAhWHfpAKHW8GBPYQ_AUIDCgD&biw=1366&bih=662#imgrc=TDjdaf_e0wq8hM:


Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.