Momentos Mágicos - 27 de Novembro de 2018

A fila anda e a vida segue conforme nossa disposição em esperar a indisposição alheia.
A fila.

Pela manhã, fui renovar o meu RG, vencido. Cheguei cedo ao local de renovação, aqui em Joinville. A porta estava fechada ainda e as pessoas aglomeravam-se em fila, do lado de fora. Coloquei-me na fila, obedecendo a ordem.

Levei um livro para ler enquanto aguardava.

O livro que estou lendo é "A bibliotecária de Auschwitz" e conta a história de um grupo de prisioneiros judeus que burlavam a vigilância nazista escondendo livros que liam escondidos. A página que eu lia mostrava o desespero dos judeus, no caso muitas crianças, na formação para revista dos soldados das SS. Mostrar-se destoante do grupo poderia significar a morte.

Algumas pessoas chegaram após mim e continuaram a fila.

Às oito horas a porta se abriu. As pessoas saíram da formação e entraram no prédio. Um homem de meia idade, trajando uma roupa social, que se encontrava atrás de mim, passou em minha frente na nova fila, agora dentro do prédio.

Fiquei observando a atitude daquela pessoa, dissimulando sua atitude nada moral numa situação de normalidade. 

Atras de mim havia outro homem e na minha frente uma mulher. Esse homem que estava atrás de mim, chamou a mulher à minha frente e a fez passar para trás, mostrando a ela que a mesma havia cortado a fila à minha frente de maneira incorreta. 

Tive o vislumbre de atitudes diferentes, diante de situações semelhantes e, como as páginas que lia também se referiam a formações de filas, também em contextos e tempos diferentes.

A experiência me convenceu que não são os fatos determinantes na formação do caráter: parece existir sempre um espaço para a reflexão e decisão e isso muda as atitudes.

Se, por um lado, encontrei pessoas sem moral, por outro percebi pessoas corretas. 

De minha parte, procuro não perder meu tempo e a leitura é uma boa maneira de manter-me entretido enquanto espero. O mais são experiências vividas e a suposta vantagem obtida pelos que transgridem certas regras pode não traduzir em benefício. Eu tive mais tempo para ler.




Fonte: https://www.timesofisrael.com/ultra-orthodox-paper-slammed-for-blurring-out-woman-in-auschwitz-photo/ 

Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.