Momentos Mágicos - 08 de Novembro de 2018

"Bem sucedidos são também aqueles que se comprometem com a humildade. Durante toda a minha vida, notei como é importante deixar de lado qualquer arrogância e ser modesto" Wolfgang PORSCHE


Existem pensamentos que são manifestados por diferentes personalidades, das que se destacaram na sociedade pela sua erudição, em diversos momentos históricos e em locais e culturas distintas.

Esses pensamentos parecem emergir a todos aqueles que se dedicam a aumentar seus conhecimentos, os amantes do conhecimento, ou seja, os filósofos. Os pensamentos convergentes compõem o que seria tido como a filosofia clássica.

Tenho ouvido e lido sobre pessoas que desdenham dos filósofos, como se fossem meros pensadores acomodados e indolentes.

Nada mais injusto, pois, o homem começou a evoluir a partir do momento que parou e olhou para o mundo com curiosidade, ou melhor, quando começou a filosofar.

A filosofia é o primeiro passo para a ciência e, não é sem motivo, que físicos como Stephen Halking e Albert Einstein se interessaram por temas filosóficos como as questões mais elementares ainda não respondidas: o que somos? de onde viemos? para onde vamos?

O autor da frase com a qual inicio este post foi o criador do automóvel PORSCHE, um esportivo alemão que tornou-se um ícone semelhante à FERRARI italiana.
Assim como todos que realizam obras que se tornam referenciais, Porsche ressalta a importância da humildade como mecanismo de acesso ao sucesso.

Citando outros pensadores, Gandhi (Mahatma): disse o seguinte: "O dinheiro faz homens ricos, o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz grandes homens."  Jesus nos diz, em Mateus 5:5: "Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.".

Existem mais pensadores que nos trouxeram a humildade no patamar elevado de sua importância e o leitor poderá buscar esses exemplos, que são fartos.

Em minhas visitas nesta semana, encontrei um homem de extrema arrogância, que me ofendeu, assim como às minhas colegas assistentes sociais. Ainda sinto o mal que essa pessoa me causou, como se fosse uma onda que passa mas deixa rastros indesejados. Mas também encontrei pessoas humildes, em lugares improváveis: essas me tornaram melhor e me lembrarei delas por um tempo maior. São essas que, por sua humildade, têm o poder de mudar o mundo para melhor.











Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.