Momentos Mágicos - 19 de Novembro de 2018

O Dia Internacional do Homem é um evento celebrado em 19 de Novembro de cada ano. As comemorações foram iniciadas em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, apoiadas pela Organização das Nações Unidas, e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia. Wikipédia

Há controvérsia, pois, algumas fontes dão como o dia do homem o dia 15 de julho.

Entretanto, minha reflexão de hoje será sobre o homem. Homem, que sou, que herdou um mundo machista e foi aculturado num modelo de se apresentar, vestir-se e falar.

Hoje, após milênios de subserviência, as mulheres lutam pela igualdade de gênero. Em sua luta, mostram todas as mazelas masculinas, vítimas que são de crimes como o feminicídio, tão em alta hoje quanto no passado.

Confesso que muitas vezes sinto vergonha de ser homem. Mas, não me foi dada a escolha ao nascer. É verdade que, se desejasse, poderia mudar de sexo: hoje é bem possível e ocorre a todo momento no mundo.

Entretanto, me sinto homem e não desejo essa mudança. Não creio que isso me redimiria da culpa que carrego pelo histórico de opressão sobre o sexo feminino.

Mas, acredito que o mundo se mova como um pêndulo, onde a humanidade caminha para um extremo para, logo depois, retornar para o extremo oposto, num movimento que, por repetidas vezes, levará ao equilíbrio, ponto ideal e desejado. Não sem antes causar grandes estragos e muitos problemas em seu curso.

De qualquer forma, se não nasci mulher, nasci de uma e por ela fui criado.

Assim sendo, talvez ainda exista uma redenção possível.

No dia de hoje, peço perdão às mulheres por ser homem, mas, lembro que fui criança e as mães de meninos saberão dizer que não somos menos adoráveis, ao menos quando crianças.

Que a sociedade se transforme e que continuemos adoráveis enquanto adultos.

A foto a seguir é de meu netinho Gabriel, meu momento mágico eterno, que, espero, não será machista, mas, um homem de uma geração melhor.








Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.