Momentos Mágicos – dia 19 de abril de 2018

Visita em casa, aguardando que eu abrisse o portão....


Num dia 19 de abril, no ano de 1882, partiu deste mundo para o além, o cientista Charles Darwin, aquele que desenvolveu a teoria da evolução, nem sempre corretamente interpretada, especialmente por alguma religiões.

Curiosamente, meu momento mágico foi encontrar um visitante rastejando em direção ao portão de entrada de casa. Um caracol decidiu me visitar. Esse ser pequeno, me trouxe a curiosidade em saber algo sobre sua espécie.

Descobri que, após tantas especulações sobre suas características e ameaças à saúde, acusado de proliferar doenças, acabou sendo visto como uma iguaria, compondo a mesa de gourmets por todo o mundo.

Seria esse o destino de todo o ser no planeta? Evoluir até chegar à nossa panela? Parece que Darwin não previu esse destino, mas, cada vez mais ampliamos nosso apetite e avançamos sobre espécies até então protegidas.

Somos o maior predador do planeta. 

Fiquei imaginando onde chegaremos, talvez exaurindo os recursos naturais e eliminando todas as espécies. Aqueles seres que não se extinguirem por desequilíbrio em seu ecossistema ou por envenenamento por conta da poluição, acabarão em nossas mesas, elaborados por "chefs" de cozinha.

E quando não houver mais alimento? Tornaremo-nos canibais?

Enquanto divago, convido meu companheiro de planeta o Sr. caracol a entrar em casa. 

Seja bem vindo companheiro: a casa é sua, com certeza.



Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.