Momentos Mágicos – dia 02 de abril de 2018

Memórias....

Cortar o cordão umbilical que parecia unir a um passado sem descontinuidade é trauma comparável ao da descoberta, pela criança, que o mundo já existia antes dela*.



Meu momento mágico de hoje foi-me trazido por minha mãe. Chegou no sábado e trouxe na mala uma coleção de memórias.

Essas memórias repletas de histórias, muitas delas esquecidas, relembradas à força pelo seu registro fotográfico.

Encontrei um momento meu, quando criança - lobinho fardado em primeira comunhão.

Algumas lembranças me vieram, como o fato de eu me sentir muito feliz em usar uma farda, privilégio até então de meu irmão mais velho, que cursava a escola preparatória de cadetes do exército.

Olhei a foto e percebi a força do tempo em nossos pensamentos e em nossa aparência.

Nada me liga àquele menino, a não ser essa foto, que insiste em me reportar a um momento que se foi.

Fico pensando, às vezes, que as crianças merecem toda a atenção e carinho e, quando ocorre o que se espera, são-lhes perdoados os erros, considerados inocentes e até mesmo engraçados.

Que bom seria se, ao olharmos às pessoas, víssemos o retrato de sua infância. Decerto nos encantaríamos com sua aparência e inocência - isso poderia ajudar a olhar o outro como apenas mais um menino ou menina, que cresceu, mas que continua a cometer erros, mas ainda mantém seu encanto.

Assim como o tempo se encarrega de embaçar nossos encantos infantis, a foto também está embaçada, e minha mãe será sempre a contadora de histórias, a portadora de retratos e lembranças. Uma maga das recordações.














*Ulpiano T Bezerra e Meneses - "A CRISE DA MEMÓRIA, HISTÓRIA E DOCUMENTO: REFLEXÕES PARA UM TEMPO DE TRANSFORMAÇÕES" - Pimeira Parte - A MAQUINÁRIA PATRIMONIAL

Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.