Momentos Mágicos – dia 13 de abril de 2018

"(...) o nada não é um lugar vazio, ou um espaço em branco, ou a escuridão do vácuo no espaço profundo. O nada não existe. O nada nunca pode ter existido."*


O dia de hoje me levou o momento mágico que eu desejava. Desejava um pouco de "nada", mas nada encontrei.

Em meio a todo um turbilhão de momentos mágicos que começo a perceber em tudo o que vejo, não encontrei um só pequeno "nada" em meus caminhos.

Uma casa vazia, uma árvore sem folhas, uma rua sem carros: nada disso pode ser tido como "nada", uma vez que o que lhes falta compõe um cenário pré-existente, que seria o local onde esperávamos encontrá-lo.

O "nada" às vezes pode ser desejado, como o que ocorreu comigo hoje, quando, preso no trânsito lento e com problemas no celular, me condicionava a situações totalmente fora de meu controle. 

Esse "nada" utópico nos inquieta e deixa muitas perguntas sem resposta: o que existia antes do Big Bang? nada? os cientistas não sustentam essa hipótese. Talvez o "nada" seja apenas uma abstração humana que pode, ao mesmo tempo nos amedrontar, como a morte que nos ameaça com a possibilidade de enfrentar um "nada" eterno, mas que também pode nos seduzir com uma fuga conveniente em momentos de tensão.

Diante desse "nada", que busquei sem sucesso, concluo que não existe fuga e muito menos lugares sem momentos mágicos.

Curioso: meu momento mágico de hoje não o encontrei, talvez nunca venha a encontrá-lo, uma vez que o mesmo não existe, o que não deixa de ser mágico, pensar que em todo o universo existe algo, visível ou não, manifestando-se e disponível para nossa observação sensível.



*Reflexões sobre o nada, parte 1
Disponível em http://textosparareflexao.blogspot.com/2009/11/reflexoes-sobre-o-nada-parte-1.html , visitado em 13/04/2018


Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.