Momentos Mágicos – dia 12 de abril de 2018

"Os judeus, estes turrões ancestrais, insistiam: e se nos bastasse viver?" (P.27)*


Hoje meu momento mágico veio através da ociosidade. 

A ociosidade observada no sono gostoso de minha mãe após o almoço.

Reforçando esse sentimento, num dia 12 de abril de 1961, o russo Yuri Alekseievitch Gagarin tornava-se o primeiro homem a sair do planeta e viajar pelo espaço. Foi dele a frase "a terra é azul", o que causou desconforto a muitos intelectuais russos na época da então União Soviética - afinal, poesia não parecia combinar com o mundo comunista. Yuri viveu momentos de total solidão e de incerteza sobre seu retorno.

Em sua visão do planeta azul, só no espaço, experimentou um raro momento de ociosidade: conta-se que a nave foi preparada para realizar a viagem sem nenhum comando manual - somente em caso de emergência Yuri assumiria o controle. Essa ociosidade permitiu que tivesse todo o tempo necessário para observar a beleza de nosso planeta.

A ociosidade foi fortemente combatida pela humanidade, dando lugar para o trabalho cada vez mais insano. Domênico De Masi no livro O ÓCIO CRIATIVO, redescobre a importância do ócio para o sucesso no mundo dos negócios e na vida pessoal.

A Bíblia relata que Deus trabalhou seis dias na criação do universo e, no sétimo dia, descansou. Até hoje os judeus, assim como algumas igrejas cristãs, guardam o sábado como dia sagrado, no qual não se deve trabalhar.

A frase que inicio este texto é de um personagem judeu que questiona as mudanças comportamentais que ameaçam seus fundamentos filosóficos e que propõe essa questão sobre a vida e seu sentido: "e se nos bastasse viver?"



*ROSENBAUM Paulo, 2010, A VERDADE LANÇADA AO SOLO, Editora Record.



Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.