Momentos Mágicos – dia 15 de abril de 2018




Num 15 de abril do ano de 1452 nascia Leonardo di Ser Piero da Vinci, supostamente o homem mais extraordinário que viveu até hoje, depois obviamente de Jesus.

Esse homem conseguiu dominar todas as ciências existentes em sua época, além de inventor e pintor de incontestável brilhantismo.

Curiosamente minha mente estava conectada a ele neste dia: meu momento mágico foi perceber essa conexão.

Minha mãe, presente em casa em minhas férias, lembrou-se de uma sobrinha que foi casada com um descendente da família da Vinci.

Conversamos sobre a forma com que muitos tratam seus idosos, como se fossem crianças, desprovidos de capacidade intelectual.

Arrogantes, muitos esquecem que os idosos carregam experiências e histórias vividas de grande significância e que estão por aqui por um tempo limitado: a cada dia que passa, as chances de aprender com eles se esvai, até que um dia se vão, levando esse conhecimento para o além.

Existem culturas que ainda conferem aos idosos respeito e admiração. Pena a nossa ter perdido essa sábia compreensão.

Alguns pensam que a tecnologia surgiu agora e que as pessoas mais idosas ficaram para trás. Desconhecem que toda essa tecnologia é resultante de trabalho realizado por idosos que ainda estão entre nós. Esquecem que a idade chega para todos e o desprezo dedicado aos idosos de hoje se voltará num futuro próximo para os hoje jovens.

Penso no conhecimento acumulado por minha mãe, na riqueza das histórias que conta no alto de seus 89 anos. Sua alma é jovem, apesar do corpo envelhecido. 

A lembrança da sobrinha com sobrenome "da Vinci" no dia em que se comemora o nascimento de Leonardo da Vinci e a observação de minha mãe criaram uma conexão mágica: a juventude e a leveza de uma alma sábia.












Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.