Momentos Mágicos – dia 31 de julho de 2018

A mariposa, um inseto geralmente de hábitos noturnos, simboliza a morte que transforma - transformação da lagarta ou a imortalidade, o renascer - bem como simboliza a força destruidora da paixão.(dicionário de símbolos.com.br)


Hoje visitei um condomínio popular em Joinville. Famoso por ter sido um dos primeiros empreendimentos dessa natureza na cidade, e temido por alguns por ocorrências policiais recorrentes, é para nós mais um dos locais que travamos relacionamentos com pessoas, muitas das quais admiramos.

Encontramos nas paredes, um número grande de mariposas negras, nas entradas dos blocos do condomínio.

Interessante esse fato incomum, talvez uma infestação desses insetos.

Essas famílias vieram, na maior parte, de locais inóspitos, precários e sem recursos públicos. Passaram por uma grande mudança em suas vidas com o acesso a uma moradia estruturada. Isso pode explicar essa transformação simbolizada pelas mariposas.

Mas, por que somente agora elas apareceram? Seriam presságios de novas transformações nas vidas dessas pessoas?

Quietas e paralisadas, ocupam paredes no condomínio pacificamente, trazendo curiosidade e, para alguns, avisos espirituais.

Se esses símbolos refletem a realidade, esse é um tema que não desejo abordar, pelo meu total desconhecimento do assunto. Sem preconceitos, prefiro ver o fato como mais um momento mágico, em que, enviado para entrar num local estigmatizado pela sociedade, encontro apenas pessoas gentis e mariposas nos recepcionando.






( https://www.dicionariodesimbolos.com.br/mariposa/)

Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.