Momentos Mágicos – dia 16 de julho de 2018

A palavra “coragem” tem sua origem no Latim CORATICUM, e possuía o mesmo significado. Este termo latino é composto por COR, que significa “coração” e o sufixo -ATICUM, que é utilizado para indicar uma ação referente ao radical anterior. CORATICUM seria, literalmente, ação do coração, isto porque acreditava-se que era neste órgão que a coragem se alocava. *


Num dia como hoje, em 16 de julho de 1969, foi lançada a Apollo 11, primeira missão espacial tripulada a pousar na Lua.

Um fato histórico de grande impacto e que permitiu ao homem pisar em terreno extraterrestre.

Viagens ocorreram antes, na época das grandes navegações, quando tripulações lançavam-se ao mar em busca do desconhecido, de terras ainda não descobertas.

Muito mistério continham essas viagens e muita coragem da tripulação que tinha conhecimento da possibilidade de não retornarem com vida.

Essa coragem em lançar-se ao desconhecido impulsiona o desenvolvimento humano, muito embora sejamos muitas vezes levados pela prudência e preservação da vida.

Isso me faz refletir sobre a origem da palavra “coragem”: ação do coração.

O corajoso é aquele que tira sua força diretamente do coração, do amor por causas que lhe conferem riscos, mas, que as encara considerando os resultados possíveis, mesmo que isso lhe seja particularmente prejudicial. É como dar a vida por uma causa.

É preciso dizer, entretanto, que um terrorista não pratica a coragem, pois que seu objetivo põe em risco não somente sua vida, mas a de outras pessoas – dessa forma, não vem do coração, mas de uma postura egoísta de fazer com que o mundo se curve à suas deturpadas teorias.

Ao entrar numa caravela para explorar terras além mar, da mesma forma que numa nave espacial com destino à Lua, esses tripulantes desejavam o avanço da humanidade e, de fato, muita contribuição trouxeram de suas viagens.

Ao olhar para a Lua no dia de hoje, sinto essa coragem, esse momento mágico de observar um corpo celeste tão distante e belo e saber que tripulações jê pisaram naquele solo, por pura coragem, por ação vinda do coração.




*https://www.gramatica.net.br/origem-das-palavras/etimologia-de-coragem/

Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.