Momentos Mágicos – dia 03 de julho de 2018

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” (Nelson Mandela)


Hoje é o dia nacional do combate à discriminação racial.

É curioso eu estar na cidade de Joinville nesse dia, pois, existe a presença marcante da cultura alemã na arquitetura, alimentação e nas tradições. Apesar disso, é sabido que não foram apenas os alemães que vieram fundar essa cidade e nem mesmo foram eles os únicos a contribuir com seu desenvolvimento.

Também é sabido que grande parte da população não descende de alemães – incluindo a minha pessoa. Esse é o cenário de muitas cidades brasileiras, arrisco-me a dizer que as maiores apresentam esse contexto.

Minha orientadora do curso de mestrado escreveu um livro onde aponta curiosidades acerca da cidade e intitulou-o como “Pelas tramas de uma cidade migrante” *, quebrando tabus e preconceitos sobre a polarização do pensamento de boa parte da população.

Nasci na cidade de São Paulo, mudei-me para Campinas, vivi um tempo curto em Ribeirão Preto e hoje vivo em Joinville. Essas mudanças serviram para meu crescimento, minha evolução.

É com as diferenças que ampliamos nossos conhecimentos e não existe sensação mais agradável do que caminhar pelas cidades sentindo-se cidadão do mundo.

Hoje, pela cidade, vejo pessoas de todas as etnias, crenças e herança biológica, não somente andando pelas ruas, mas, acima de tudo, interagindo-se, relacionando-se e formando uma sociedade multicultural.

O dia em que pudermos aproveitar o melhor de cada dessas culturas em prol do desenvolvimento da cidade e do país, certamente nos tornaremos uma nação forte. Uma nação com momentos mágicos inesquecíveis.




Fonte: http://todosnegrosdomundo.com.br/tag/combate-a-discriminacao-racial/

* COELHO, Ilanil, Pelas tramas de uma cidade migrante (Joinville, 1980-2010), https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/94353

Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.