Momentos Mágicos – dia 21 de fevereiro de 2018


Psiu, psiu, moço deixa ler a sua sorte em suas mãos?
Te darei o passado, o presente e o seu futuro...[1]


Hoje estive num acampamento cigano. Mas, não se trata de qualquer acampamento, mas, o primeiro e único acampamento cigano liderado por mulheres.São viúvas que optaram por unirem-se para a criação de sua prole.

Dentro da cultura cigana a liderança feminina é algo novo e nunca antes visto.
As dificuldades são muitas, pois, a mulher não migra, senão acompanhada de seu companheiro. Como são viúvas e sem parceiros, tiveram que se fixar.

Eu as conheço há cerca de um ano e sei da recepção calorosa, sempre me oferecendo um café feito na hora.

O terreno em que se encontram as tendas de lona foi da prefeitura, mas, uma estranha situação fez com que a mesma mudasse a titularidade de propriedade para um grande construtor local. Alegaram "engano" de cadastro.

O fato é que estão constantemente ameaçadas de despejo e sofrem com o preconceito de vizinhos, que já chegaram a botar fogo em uma de suas tendas.

No meu contato com o grupo, só tenho a testemunhar a fragilidade delas e o empenho em manterem seus filhos na escola e as contas em dia.

Ao contrário do que muitos podem pensar, nunca me pediram para ler minhas mãos.

Logo quando foi instalada a ligação de água, fiquei preocupado com o consumo mensal. Descobri, no entanto, que utilizam água de chuva e o consumo acabou por ser muito baixo: poderiam ensinar a muita gente a usar água de forma racional.

Aos poucos passam a misturar sua cultura com a nossa. As danças são de músicas gauchescas.

Hoje foi aniversário de uma delas e tive o prazer de tirar uma foto ao seu lado: um momento mágico especial diante de um grupo ímpar e, ao mesmo tempo, ameaçado de perder sua identidade num futuro próximo.










Comments

Não acredito que perdi essa. Bem no aniversário da cigana.
Unknown said…
Essas sao as verdadeiras gypsy queens

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.