Momentos Mágicos – dia 20 de fevereiro de 2018

O que é a verdade, senão uma interpretação particular e pessoal de um evento?

No dia de ontem, as emissoras de TV de Joinville noticiaram o “caos” em que se encontram os Condomínios populares do Programa Minha Casa Minha Vida que abrigam famílias em vulnerabilidade social na cidade. As notícias teceram um cenário de controle pelos traficantes, violência e medo. Notícias assim alimentam o preconceito da população para com as famílias que residem nesses locais.

Posso dizer, por experiência em contatos freqüentes com esses locais, que a maior parte das famílias são reféns dessa situação, mas, nos recebem sempre de forma cordial e nunca causaram nenhuma situação de risco ou ameaça para com minha equipe.

Sinto como se estivéssemos em contato com um outro lugar, que não corresponde às notícias veiculadas pela imprensa.

Houve dia em que uma pessoa foi comigo a um desses condomínios e mostrou-me um automóvel novo, e caro, numa das vagas do estacionamento. Percebi que esse era o único caso, ao lado de centenas de vagas vazias ou ocupadas por veículos velhos, alguns sem condições de uso. Assim é a realidade: uma percepção pessoal.

Hoje eu vivi um momento mágico num desses condomínios. Considero-o assim pelo acúmulo de coincidências ocorridas num atendimento em campo.

Fomos a um desses condomínios por engano: o cliente morava no condomínio ao lado. Encontramos no local a síndica, fato raro nesse condomínio, onde temos sempre que agendar esses contatos por conta da dificuldade em encontrá-la sem aviso prévio.

Ela me disse que acabara de pensar em mim, pois, uma família acabara de mudar-se para um apartamento e precisava negociar dívidas para reativar o fornecimento de água.

“O rapaz acaba de chegar e passou pela portaria a pouco – vá até o apartamento e o encontrará em casa”, disse ela.

Assim fizemos, eu a assistente social que me acompanha. Encontramos uma família formada por um casal com sérios problemas financeiros, vindos de uma cidade menor em busca de trabalho, e uma filha menor, que não se mudara com eles por estarem sem água no apartamento. O rapaz teve auxílio para ocupar o apartamento pela pessoa que lhe ofereceu trabalho, que se iniciará nos próximos dias.

Fizemos uma proposta de negociação social dentro de suas possibilidades e terão a água religada.

Um dia antes, um colega nos doou duas cestas básicas, que estavam no veículo nosso de atendimento. Percebemos que aquela família estava sem alimentos e oferecemos uma das cestas básicas.

Fatos assim ocorrem eventualmente com minha equipe em campo, situações que me fizeram escrever um e-book que pode ser baixado gratuitamente neste endereço: 


Então, uma família precisando de alimentos e de água em seu apartamento foi visitada, por acaso, por nós, indicados pela síndica num momento raro em que a encontramos – tanto ela como nós, não esperávamos nos encontrar ali naquele momento.

Isso numa visita após uma reportagem que, caso não conhecêssemos a realidade no local, poderia ter-nos levado desistir da ida àquela região.

O próprio morador me disse que estavam acontecendo situações inesperadas e positivas, recebendo ajuda de diversas pessoas e atribui a “Deus” as bênçãos recebidas.

Coincidência? Acaso? Universo conspirando com a família?
Momento mágico, com certeza.



Na foto, o rapaz recebe a cesta básica. Por não ter pedido a sua autorização, preservo sua identidade.




Comments

Unknown said…
Quanto mais planejamos mais elas querem nos controlar ainda bem que se nossos planos quanto mais pelo bem sejam mais quando nos fogem melhores são. Continue nesse caminho lindo que mais fantasticos serão os desvios do destino. Hugs.

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.