Momentos Mágicos - 30 de Setembro de 2018

A vida é como caminhar em uma praia deserta...
seus pés marcam todo seu caminho,
e a gente acredita que fomos os primeiros
a andar por aquele lugar,
mas aí vem o mar...
e suavemente mostra que seus passos já não estão lá,
e ela, "A praia",
está pronta para novos passos.



Andar na areia: assim começou meu dia.

Com minha companheira de lutas, de conquistas, conversamos ao som das ondas arrebentando na praia.

Encontramos uma moça com uma cadelinha poodle, que, segundo ela, encontrava-se desconfortável por ter sido tosada.

Vestida com uma saia, como se fosse uma boneca, foi-nos apresentada como a única companheira daquela moça solitária nesta manhã de domingo.

Encontros com pessoas desconhecidas, mais uma vez me encantando. É mágico conhecer desconhecidos.

Me remete a São Paulo dos anos 70, quando eu, jovem, conhecia pessoas diferentes com muita frequência, muitas das quais nunca mais tornaria a ver, por conta do gigantismo daquela metrópole.

A solidão de andar na multidão confrontada com a liberdade de ser aquilo que se deseja ser, sem se importar com a platéia que é volátil. 

A gostosa sensação de poder falar com qualquer pessoa na rua, sem sentir-se acanhado. De poder falar sobre qualquer assunto, sem medo de ser censurado, julgado, rotulado.

Este final de semana foi marcado por encontros assim, começando na sexta-feira à noite, quando tomei um ônibus de Joinville a São Francisco do Sul. Sentou-se ao meu lado uma moça que lia um jornal local, daqueles com poucas matérias e muitos anúncios.

Eu carregava um livro de contos e, em certo momento, ofereci a ela meu livro. Em troca ela me deu o tal jornal, que trazia uma interessante notícia sobre uma lei que teria sido aprovada para divulgação em todos os estabelecimentos públicos em São Francisco do Sul o telefone 180, de denúncia sobre maus tratos à mulher*.

A moça, que se chamava Vanessa, trocou comigo títulos de livros que nos agradaram.

Muito possivelmente não voltarei a encontrar essa Vanessa, mas, naquele momento, a viagem ficou mais curta, mais interessante e crescemos ambos em humanidade.

Momentos mágicos que estão disponíveis por todos os lados, em todos os lugares, aguardando serem vivenciados por aqueles com olhares sensíveis.



Fonte: http://www.sahssaricando.com/caminhar-na-praia-e-muito-bom/


*Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - Ligue 180 – é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial 


Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.