Momentos Mágicos - 14 de Setembro de 2018

Melhor morrer a perder a vida...


Hoje visitamos as ciganas. Já mencionei em post anterior que em Joinville encontra-se um acampamento cigano que é liderado por mulheres. Esse fato é único na história e no mundo.

Mais uma característica as torna diferenciadas: deixaram de migrar e se fixaram num local onde se encontram há cerca de cinco anos.

Tenho especial afeição pelo grupo, que sempre nos recebe bem e com cordialidade.

Apesar da precariedade da vida que levam, fruto das mudanças no modo de vida que exige revisão de conceitos culturais, guardam muitas histórias, muitos mistérios.

Creio que, quando uma pessoa acumula conhecimento e experiência, mesmo que não se mostre, acaba por transpirar esse conhecimento em frases sábias, que são ditas muitas vezes sem que se apercebam.

Assim aconteceu hoje, quando uma das queridas ciganas me disse ser melhor morrer a perder a vida.

No momento não me atentei, mas, pouco depois, percebi a profundidade dessa frase. De fato, morrer é algo natural que todos experimentam, alguns mais cedo, outros mais tarde. Mas, perder a vida é algo diferente, traz o conceito do abandono, de descaso com aquilo que de mais valioso recebemos e que nos é dado gratuitamente. Perder a vida ocorre quando nos deixamos levar pelo modo automático, deixamos de ser aquilo que somos em essência, quando abandonamos nossos sonhos.

Grande sabedoria, grande momento mágico.





Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.