Momentos Mágicos - 07 de Dezembro de 2018


meu escritório é na praia...

É cedo e a praia está vazia, ou quase, pois, eu estou caminhando e encontro dois garis, limpando as areias e conversando animadamente.

Um deles eu já tive o prazer de conhecer. Mudou-se para a praia após ter sido assaltado em outra cidade, perdendo a confiança nas grandes cidades.

Aqui ele se encontrou. O trabalho pode não ser a ambição de muitos, mas, além de digno, contribui para a limpeza das praias, e lhe traz o prazer de caminhar pelas areias com um cenário de fundo de perder o fôlego.

Esse gari me lembra do livro que li sobre Sidarta, um homem que nasceu com a capacidade de conseguir o que desejasse, por ter uma inteligência enorme.

Sidarta nasceu e foi tido como uma encarnação do Buda. Por essa razão, foi criado em mosteiro e mostrou-se cheio de sabedoria. Entretanto, não se sentia feliz.

Um dia partiu, pediu a um barqueiro que o levasse ao outro lado do rio, onde encontrou uma cidade grande. Lá prosperou, tornou-se rico e desfrutou de tudo o que o materialismo pode lhe oferecer. Entretanto, mais uma vez viu-se infeliz.

A história é mais extensa, tendo ele se tornado influente em outra cidade, tendo vivido uma grande paixão, mas, sempre termina com seu sentimento de infelicidade, tendo que atravessar o rio para encontrar uma nova vida em outros lugares.

No final, ele encontra a felicidade na vida do barqueiro, pois, aquele homem tinha um trabalho simples, mas, de grande importância na condução das pessoas. Aprendia com as pessoas que transportava e conhecia lugares constantemente. 

Assim, o gari me lembrou Sidarta e a certeza que a felicidade é algo mais simples do que frequentemente imaginamos.



Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.