REINO DIVIDIDO

Ser cristão é ter os olhos tapados à realidade e viver numa ilusão confortante, acreditando em fábulas, tal como uma criança acredita em Papai Noel. O cristão de hoje vive totalmente distante dos ensinamentos de Jesus. (Martelo de Nietzsche)


Tenho observado situações, comportamentos e ideologias que, se potencializados, levarão nossa sociedade e um caos social e ideológico comparável a momentos históricos dos mais sombrios.

As desigualdades sociais sempre existiram e ainda não aprendemos a lidar com o compartilhamento dos recursos, até mesmo dos mais elementares como o acesso universal à alimentação, ao saneamento, à saúde, à educação e à acessibilidade.

Mas, a polarização do mundo em dois movimentos opostos me parece a exposição da insanidade humana que está nos levando a um caos com proporções incalculáveis.

No Brasil, um governo que se sustenta na bancada evangélica traz uma ameaça à estabilidade e aos direitos humanos - apesar desse governo ser sustentado por todos os cidadãos, através dos impostos, suas ações podem ser direcionadas apenas a um grupo, que se diz "cristão", mas que pratica e sustenta a exclusão daqueles que porventura não concordem com suas doutrinas.

Esse movimento coloca o cristianismo em cheque, pela forma equivocada - para não dizer mal intencionada - como é divulgado e praticado. 

Afinal, Jesus nunca escolheu a quem acolher e foi por isso mesmo julgado pela então sociedade ortodoxa e legalista de sua época.

Sinto o crescimento de um governo, e isso não somente no Brasil, violento, ideologicamente deturpado, que desdenha do conhecimento científico, da educação, do meio ambiente, das questões sociais urgentes.

O que mais me assusta, entretanto, é a corrente daqueles que os apoiam, que os percebem como "heróis", transformam-lhes em ídolos e, em contrapartida, condenam aqueles que não os aceitam.

O livre pensar é cerceado e a opinião oposta é vista como a associação a modelos de pensamento estereotipados.

Pensar tornou-se perigoso.

Como fica agora o "cristão" católico, que defende Bolsonaro, ver o "Papa" apoiar Lula? Esse é um nó lógico sem saída para os católicos - afinal, não seria o Papa o representante de Deus na terra?

Nesses momentos, e a história está aí para ser visitada como forma de comprovação do que digo, torna-se imperioso o surgimento dos verdadeiros heróis, daqueles capazes de estender as mãos aos mais fracos, aos injustiçados, aos famintos. Isso sem julgamentos, mas, por amor genuíno ao ser humano, à vida.

Pensar e agir sem enfrentamento, sem ódio, sem julgamentos.

Agir pelo crescimento pessoal e espiritual, entender que estamos aqui de passagem e que talvez nossa maior missão seja deixar o mundo melhor para nossos descendentes.

Saber que não se evolui numa sociedade dividida, mas, que a união se baseie no respeito e no amor, como Cristo nos ensinou. Que é possível conviver com pessoas com pensamentos diferentes, mas, que o que venha a nos unir seja a vontade de aprender, de conhecer e de evoluir. E, acima de tudo, de amar verdadeiramente.

Gosto de Cristo, não de seus seguidores. (Gandhi)





Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.