O TREM

o trem que me leva já passou por muitas estações
quando olho pela janela, vejo o menino que fui perder-se na poeira da estrada


hoje me dei conta dos dias que passaram
me dei conta de que virão menos dias 
percebi que em breve serei considerado idoso
e entendo que a vida que vivi só importa a mim
que aprendi muitas coisas, mas, elas parecem turvarem-se com a distância
tais como uma paisagem que fica para trás, encoberta pelo pó da estrada

a cada passo que dou, me distancio das conquistas mais elementares
me torno herói de grandes empreendimentos, mas, sou o vilão de mim mesmo

quando criança, prometi a mim mesmo que jamais me tornaria adulto
porque os adultos me pareciam amargos e infelizes
de fato, ainda me sinto jovem, infantil, num corpo que me prova o contrário

não consigo dizer às pessoas, àquelas que mais amo, que tenho um grande amor no meu peito
e com isso, me afasto de algumas delas
quando penso que, por ter vivido mais, posso compartilhar experiências, ensinar os mais novos
acabo por estragar relações, afastar pessoas que amo
e termino por me ver como um pateta que tenta dizer aos outros como devem agir para não serem como eu sou

o menino que vive em mim, que se recusa a envelhecer, me impele para frente, me empurra
se esforça por levar adiante um velho cada vez mais pesado pelo tempo 
quando jovem, experimentei o amor em diversos momentos e sentia ter em mim uma força tão grande que poderia, com meu imenso amor, tornar-me luz e ser capaz de melhorar o mundo

o coração continua com essa sensação de amor imenso, amor pelas crianças, pelos meus filhos, pela minha companheira, pela minha família
apesar disso, não tenho sido capaz de ser compreendido
olho para traz e vejo a poeira ir lentamente apagando tudo o que fui
o menino, perdido em meio à poeira levantada pelo trem que me leva, me vê cada vez mais distante, e chora desesperado

finjo não vê-lo, finjo esquecer todos os erros que cometi, finjo não me culpar pelas pessoas que decepcionei
quem sabe, nos dias que virão, na contagem regressiva que me espera, eu ainda possa mudar o fim, já que o começo se foi
quem sabe eu aprenda a fazer meu imenso amor sair de mim e atingir as pessoas que eu amo



Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.