AGORA É SÓ ESPERAR...
Fonte: BRIL Chamber (https://brilchamber.org.br/aplicativo-permiti-que-usuario-nao-gaste-tempo-em-filas/)
Essa é uma das frases mais
irritantes que a gente ouve quando aguarda ser atendido.
Muitas vezes, após esperar um longo
tempo, somos chamados, fazemos um cadastro e recebemos essa frase, como se todo
o tempo que esperamos fosse desconsiderado.
Não é “só esperar”, mas,
continuar esperando.
Não é culpa dos que nos atendem,
aliás, esses são tão vítimas como os que esperam, uma vez que dependem de um
modelo de atendimento que exige esse tipo de fluxo irritante.
A maior parte das empresas
divulga em suas missões, a prioridade no atendimento aos seus clientes.
Realizam cursos mostrando a importância dos clientes, posto que viabilizam os
negócios.
Entretanto, colocam no
atendimento os novos funcionários, com pouco treinamento, os mais baixos
salários e sujeitam-nos a um fluxo que os deixa cara-a-cara com os clientes insatisfeitos.
O processo é doente e agride
tanto os clientes quanto os funcionários que trabalham com o atendimento. Esses
que são obrigados a ouvir todo tipo de insatisfação – alguns clientes não são
educados e podem ser até mesmo violentos.
E quanto mais pobre a população,
mais perturbador será o atendimento.
O atendimento, caso fosse algo de
fato levado em consideração pelas empresas, deveria ser pensado a partir do
cliente e com a expertise dos atendentes. Os atendentes deveriam chegar a essa função
após rígida seleção entre os melhores da empresa, com remuneração maior e com uma
jornada que considerasse o estresse da função.
Mas isso não ocorre. Os clientes,
fonte de informação cara para a sociedade atual, não revelam: “gritam” aos
atendentes suas insatisfações e desejos.
Mas, além de não levarem em
consideração essa rica informação oferecida gratuitamente e diariamente – nem dos
clientes nem dos atendentes – as empresas acabam por gastar com consultorias e
pesquisas caras, resultando em informações muitas vezes parciais e limitadas.
E aos clientes cabe a frase “agora
é só esperar”, como se fosse algo bom (esperar).
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