GRETA THUNBERG - MUITO ALÉM DE DISCURSOS POLÍTICOS POLARIZADOS

Greta Thunberg, ativista, conseguiu atrair a atenção do mundo com um discurso forte, impactante e com manifestações pacíficas, mas, contundentes. E isso com apenas 16 anos de idade.

Curiosamente, parte da população, influenciada por um presidente que tem primado pela postura anti-ambientalista e radical de direita, tem atacado a menina com argumentos que não me convencem.

Por que isso?

É fato que ela não tem o poder e nem realizou obras de impacto ambiental: afinal, ainda é uma menina. Entretanto, o fato de encarar as lideranças mundiais e cobrar delas resultados é, por si só, uma prova de sua força.

Os políticos podem e devem ser cobrados sim, pois, recebem seus salários de nossos impostos. Salários, aliás, muito além da realidade da média que os seus empregadores (nós) recebem e responsáveis por parte significativa do orçamento nacional, privando os serviços essenciais para a população que os sustentam.

Greta discursa sobre a importância da preservação do meio ambiente, algo que os cientistas vêm dizendo há anos e muitos políticos vem desprezando.

Ciência e política deveriam se aliar na busca de soluções para a recuperação ambiental. Existe lógica inclusive financeira nessa reflexão: a poluição e a degradação ambiental tem trazido doenças e catástrofes com impacto econômico incalculável.

É conhecido o impacto, por exemplo, da falta de saneamento básico para a saúde pública, sendo que o investimento nesse setor traria redução significativa nas doenças e consequente redução dos custos governamentais com a saúde.

É difícil entender que existam pessoas que demonizem essa menina. Se ela é rica ou pobre, de que importa? Seu discurso e seu ativismo buscam a melhoria nas condições de vida de todos nós.

As denúncias que tem feito sobre o Brasil são fundamentadas e caberia aos nossos governantes atuar na redução e eliminação das causas dessas mazelas. 

Concordo que não são problemas gerados pelo governo atual, mas consequencia de décadas de políticas irresponsáveis e equivocadas, remontando governantes tanto de direita quanto de esquerda.

Aliás, considerar Greta uma questão de posicionamento político partidário é ridículo: afinal, defender o meio ambiente seria questão de esquerda?

O discurso de Greta é necessário, o mundo precisa ter uma voz que defenda o meio ambiente, pois, o futuro depende disso. 

Se ela é apenas uma menina não importa: ela conseguiu mostrar ao mundo que as políticas atuais não estão sendo eficazes e nem honestas para com a qualidade de vida humana de das demais espécies.

E, com sua manifestação, conseguiu trazer a importância desse tema num momento histórico onde existem interesses na polarização política, dividindo forças numa luta estúpida que só interessa a poucos privilegiados.

Greta está numa missão planetária e o tema que traz está acima de qualquer posicionamento político e ideológico partidário - o planeta não é de direita ou de esquerda: é de todos nós.





Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.