Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.


Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.
Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.
Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!
Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.




Acontecimentos recentes têm trazido à reflexão a questão da dualidade, da polaridade e dos extremismos.

Enquanto assistimos florestas queimarem, inocentes sendo assassinados e outras tantas mazelas humanas, reagimos de forma automática e irracional, uns apontando a culpa para políticas de esquerda e outros apontando para políticas de direita. Nos dividimos e nos acusamos mutuamente, gerando mais agressões, mais intolerância e mais violência.

O provérbio que inicia este post parece definir maravilhosamente a postura que precisamos ter diante da vida, de um mundo bizarro como o que vivemos e diante de tanta incoerência.

"Pondera a vereda de teus pés" diz o provérbio, numa exaltação ao pensamento, à reflexão à luz da coerência. É preciso pensar, tentar abster-se de preconceitos extremistas. O único caminho edificante é aquele que resulta do conhecimento, da retidão e do bom senso.

Os extremos nos levam ao mal, à destruição. 

Um exemplo bom diz respeito às queimadas nas florestas brasileiras. Enquanto uns acusam o governo atual, outros culpam a imprensa, considerada "de esquerda", ou até mesmo supostos interesses internacionais na apropriação de riquezas nacionais.

Nenhum desses pensamentos nos moverão para a solução desse flagelo atual. O conhecimento sim, a pesquisa isenta, isso sim nos levará aos caminhos corretos.

Existem muitos fatores envolvidos e, entre eles, a questão da sobrevivência de parcela da população que não não encontra alternativas, a falta de investimento por parte dos governos, e isso inclui o atual e o anterior, a ganância e a falta de proteção das riquezas naturais.

Não será pela direita ou pela esquerda que se poderá enfrentar essa situação, mas, pelo ordenamento dos seus pés, como sugere o provérbio. 

O "mal" encontra-se nos extremos de direita ou de esquerda - não devemos desviar nossos pensamentos pela sedução de grupos interessados apenas no poder, pois, esse é o caminho da perdição, o caminho que nos trouxe até aqui.

Temos um cérebro, a mais perfeita máquina do universo, como dizem os cientistas, para usá-lo.

Não pensar cansa menos, é mais fácil, achamos frases prontas, discursos consagrados e nos sustentamos em preconceitos para que tenhamos uma posição aparentemente sustentada, quando, na verdade, estamos apenas fugindo da questão principal e de nossa própria oportunidade de crescimento, tanto do ponto de vista intelectual quanto espiritual.


Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.