CORONA VÍRUS EXPÕE A (IR)RESPONSABILIDADE DOS POLÍTICOS


"Quando eu era criança, o desastre que mais temíamos era uma guerra nuclear. Hoje, o maior risco de catástrofe global não se parece com uma bomba, mas sim com um vírus. Investimos muito em armas nucleares, mas bem pouco em um sistema para barrar uma epidemia. Não estamos preparados. Atualmente, o maior risco de uma catástrofe global está em um vírus altamente infeccioso, não uma guerra. Se algo matar 10 milhões de pessoas nas próximas décadas, serão micróbios, não mísseis"
Bill Gates  2015[1]

Gates teria dito essa frase em uma palestra em 2015 e a pergunta que se faz é: ele teria informações privilegiadas?

O cientista Amílcar Tanuri, em entrevista, com um extenso currículo e experiente no combate a doenças  como o HIV, Zica, dengue chicungunha e o H1N1, disse em recente entrevista[2]:

“Há anos a ciência e a OMS alertam para essa possibilidade. E os coronavírus de morcegos, como o Sars-CoV-2, estavam na lista dos perigos em potencial. Mas saúde e ciência não frequentavam até agora a lista das prioridades de políticos.

Mais adiante complementa:

“O vírus deu xeque-mate nos governos do mundo. Nunca priorizaram a saúde, ignoraram avisos. Agora, ou cuidam da saúde ou eles, governos, morrem politicamente. Acabou o espaço para políticos acharem qualquer coisa sem embasamento de medicina sem correrem o risco da culpa por mortes na pandemia.

Penso que, então, Gates não foi nenhum guru quando previu o atual vírus Corona, ele apenas estava bem informado, pois, a ciência já sabia disso muito antes.
Em meu entendimento, estamos sendo alvos de políticas desinteressadas na ciência e, sobretudo, na nossa qualidade de vida.
Elegemos políticos, pagamos seus altos salários, sofremos com o desvio de recursos para finalidades que não são de nossos interesses e recebemos de volta esse cenário.

O atual governo brasileiro assume, além de tudo, um papel patético e criminoso contra a população, zombando da ciência e da história.

Mas, existem possibilidades em todas as crises. Podemos aprender e nos fortalecer.

Quem sabe essa doença tenha vindo para nos ensinar que a ciência, a pesquisa e a literatura são a única saída para a humanidade, e que o caminho inverso nos leva ao caos e a bestialidade.


Comments

Popular posts from this blog

A PRAIA

GUERRA À ESTUPIDEZ

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.