Artigo publicado - "Uma via em disputa: Rua do Príncipe, 1986 e 2004"

A minha Dissertação de Mestrado foi objeto do artigo publicado na revista Confluências Culturais, publicado nesta data (05/10/2015).



Com o  título "Uma via em disputa: Rua do Príncipe, 1986 e 2004", pode ser lido em sua integra no endereço:  http://periodicos.univille.br/index.php/RCCult/article/view/131/158 .

Com a orientação da professora doutora Ilanil Coelho, coloco aqui o resumo:

Resumo: O artigo analisa disputas travadas em processos de intervenção urbana tomando como referência de estudo a Rua do Príncipe, em Joinville, Santa Catarina. A pesquisa realizada focalizou dois projetos de intervenção que pretenderam articular a preservação do patrimônio cultural e que tiveram efeitos opostos. Diante disso, buscou-se compreender quais os fatores que têm orientado e que têm adquirido maior importância para a gestão pública do espaço urbano. A interpretação dos acontecimentos permitiu refletir sobre os usos sociais da rua, bem como sobre os propósitos que movem os projetos de intervenção em contextos diferenciados.

Palavras-chave: patrimônio cultural; memória; intervenções urbanas; usos da rua.  

João Abeid Filho 
Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (Univille), pósgraduado em Marketing pelo Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa (Ipep) e graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Ilanil Coelho
Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

 Uma via em disputa: Rua do Príncipe, 1986 e 2004 | 21 v. 4 | n. 2 • setembro de 2015 • ISSN 2316-395X



Comments

Anonymous said…
parabens.
Bruxa

Popular posts from this blog

GUERRA À ESTUPIDEZ

A PRAIA

PEDRAS NAS PORTAS