Histórias de crianças

omentei em uma aula de Literatura, que, quando criança, ouvia minha mãe dizer que "Deus escreve certo por linhas tortas".
Mas eu entendia ela dizer: "Deus escreve certo por minhas tortas" - e ficava pensando o que isso queria dizer.
Minha mãe, uma notável cozinheira, seria abençoada por Deus por suas "tortas"?
Achei que minha história era engraçada, mas o que ocorreu foi que outros colegas trouxeram histórias semelhantes.
Uma colega contou que, ao ouvir a oração do "Pai Nosso", entendia a frase "não nos deixeis cair em tentação" como: "não nos deixei cair a dentição". Imaginava que era preciso rezar para não perder os dentes.
Por fim foi comentado que muitas crianças tinham medo do "Malamém", pois na última frase da oração diz-se: "Livrai-nos do Mal Amém"....
Apesar de engraçado, fica a questão de como as crianças recebem as informações impostas, sem explicações por parte dos adultos, repetindo frases como "papagaios", somente para satisfazer uma suposta "obrigação".
Isso pode se estender à educação, quando "decorar" acaba sendo a única forma de se passar em provas e alcançar diplomas.
Um assunto polêmico para reflexão.


Comments

Popular posts from this blog

GUERRA À ESTUPIDEZ

A PRAIA

Resenha do livro: O Vôo da Gaivota, de Emmanuelle Laborit.