Joinville realiza projeto piloto e entrega contas individualizadas de água para moradores de condomínio vertical.


Após quatro meses de desenvolvimento, a Companhia Águas de Joinville entregou em 18 de setembro de 2013 as primeiras contas de água individualizadas para cada família dos Condomínios Trentino 1 e Trentino 2. Ação inédita, uma vez que tratam-se de condomínios verticais, que, historicamente, sempre receberam faturas centralizadas, cabendo aos síndicos a partilha dos valores incluídos nas taxas de condomínio.

No sábado, dia 21 de setembro de 2012, a Rede Globo exibiu uma matéria no programa Globo Ecologia, no qual relatou como fato notório, a experiência de um condomínio que decidiu colocar hidrômetros individualizados para que o síndico possa distribuir corretamente os valores devidos em função do consumo de cada família. Entretanto, o que se fez em Joinville foi mais do que isso: a empresa de saneamento agora passou a entregar as contas a cada família, livrando o síndico dessa missão. Além da leitura ser feita por profissionais da empresa, foi possível oferecer a Tarifa Social às famílias com perfil para receberem esse benefício.

Conquista e Apoio

Esse projeto que pretende-se seja oferecido a outros condomínios populares, foi resultado da mobilização dos moradores dos dois condomínios, que se organizaram e trouxeram essa modalidade de faturamento como proposta de solução para redução das taxas de condomínio, que carregavam o excedente de consumo de famílias com hábitos inadequados, penalizando injustamente os consumidores conscientes. 

Nesses quatro meses de projeto, a empresa ajudou na localização de vazamentos, renegociou dívidas e possibilitou, com isso, que os condomínios reduzissem o consumo mensal e se tornassem adimplentes. As famílias foram cadastradas dentro dos condomínios, sem a necessidade de se deslocarem. A tarifa social foi igualmente concedida a moradores com perfil, após consulta ao Cadastro Único da Caixa Econômica, em site disponibilizado para essa finalidade. Pretende-se replicar essa experiência em novos condomínios populares na cidade.

Participei pessoalmente desse projeto, mantive contato com as famílias e tenho em mente a continuidade dessa aproximação.



Comments

Popular posts from this blog

GUERRA À ESTUPIDEZ

A PRAIA

PEDRAS NAS PORTAS